quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O Visitante

O Visitante (The Visitor, EUA, 2007) – Nota 7,5
Direção – Tom McCarthy
Elenco – Richard Jenkins, Haaz Sleiman, Danai Gurira, Hiam Abbass, Marian Selds, Richard Kind.

Walter Vale (Richard Jenkins) é um professor universitário  e viúvo que está totalmente desmotivado com o trabalho. Morando no subúrbio de Connecticut, ele resiste até ser obrigado pela universidade a participar de um congresso em Nova York. 

Ao chegar na cidade, onde ele tem um antigo apartamento, Walter se surpreende ao encontrar um casal de imigrantes (Haaz Sleiman e Danai Gurira) morando no local. 

Passado o susto, o lado generoso de Walter deixa que o casal fique no apartamento por mais alguns dias até encontrar um novo local para morar. Nestes poucos dias, ele cria um inusitado laço de amizade com os imigrantes e acaba se envolvendo nos problemas que eles enfrentam. 

Este interessante drama é um dos bons trabalhos que o ator Tom McCarthy realizou como diretor antes de ficar famoso com “Spotlight”. O ritmo lento da narrativa e a apatia do personagem principal são propositais. A ideia do diretor é passar todo o marasmo da vida de Walter, que renasce aos poucos através da paixão pela música que ele divide com o jovem imigrante. 

Na segunda parte, o roteiro transforma a história em um drama crítico sobre a forma como o governo americano passou a tratar os imigrantes após 11 de Setembro. 

É um filme pequeno e aparentemente despretensioso, mas que no fundo se mostra triste e atual.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Achei no YouTube, dublado.
Vou vê.
Parece uma história linda.

Hugo disse...

Liliane - É uma história contada com sensibilidade.