sábado, 29 de outubro de 2016

O Mestre dos Gênios

O Mestre dos Gênios (Genius, Inglaterra / EUA, 2016) – Nota 7
Direção – Michael Grandage
Elenco – Colin Firth, Jude Law, Nicole Kidman, Laura Linney, Guy Pearce, Dominic West.

Nova York, 1929. Em meio a crise econômica em que vive os Estados Unidos, Max Perkins (Colin Firth) é um famoso editor de livros responsável por descobrir talentos como Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald. 

Quando chega as suas mãos um livro escrito pelo desconhecido Thomas Wolfe (Jude Law) e que foi rejeitado por várias editoras, Max vê um talento nato na obra. Ao conhecer pessoalmente Wolfe, Max encontra um sujeito expansivo, sonhador e falador, com quem terá de lidar para fazer cortes no livro, pois o mesmo tem centenas de páginas. 

Baseado em uma história real descrita em livro, este longa parte de uma premissa indicada principalmente para os fãs de literatura. A história segue a relação de Max e Wolfe por alguns anos, detalhando a importância do editor em transformar o material bruto do escritor em um livro premiado. 

O roteiro explora ainda a conturbada relação de Wolfe com a produtora de teatro Aline Bernstein (Nicole Kidman), que era mais velha e que abandonou o marido para viver um romance com o jovem. Por outro lado, Max Perkins é descrito como um sujeito de caráter, que amava a esposa (Laura Linney) e as cinco filhas. Vale destacar ainda as pequenas participações de Guy Pearce como F. Scott Fitzgerald e de Dominic West como Ernest Hemingway. 

Não chega a ser um grande filme, por exemplo, as passagens de anos são mal explicadas e em alguns momentos os diálogos sobre trechos de livros cansam um pouco. Vale a sessão para quem quiser conhecer um pouco como funciona o trabalho de um editor de livros e sua complexa relação com o escritor, situação muito parecida com a relação entre diretor e produtor de cinema. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Será que vi esse filme anunciado e coloquei para gravar?
Não tenho certeza.
A Sky do nosso quarto está com problema e nem sempre funciona.
O assunto me interessa muito.
E os atores completam meu interesse.

Hugo disse...

Liliane - Para quem gosta de literatura, o filme é muito interessante.