Por que tem de ser Assim? (The Heart Is a Lonely Hunter, EUA, 1968) – Nota 8
Direção – Robert Ellis Miller
Elenco – Alan Arkin, Sondra Locke, Chuck McCann, Percy Rodrigues, Cicely Tyson, Stacy Keach, Laurinda Barrett, Biff McGuire.
Singer (Alan Arkin) é um artesão de joias surdo-mudo que para ficar perto de um amigo que foi internado, muda para outra cidade no sul dos EUA. Ele aluga o quarto na casa de uma família que sofre com problemas financeiros que afetam em cheio a jovem filha (Sondra Locke).
Mesmo com a sua dificuldade, Singer procura ajudar todos ao seu redor, incluindo um médico (Percy Rodrigues) que atende uma comunidade pobre e um veterano do exército (Stacy Keach) que se entregou a bebida.
Este longa é uma verdadeira pérola esquecida nos anos sessenta. A narrativa tem uma linguagem simples, as vezes até lembrando um produção para tv da época, porém a forma sensível como a história é contada, o ótimo desenvolvimento dos personagens e a marcante sequência final resultam em um belíssimo filme sobre solidariedade, família e solidão.
A sensacional atuação de Alan Arkin recebeu uma merecida indicação ao Oscar, assim como a então estreante Sondra Locke que foi indicada a Atriz Coadjuvante.
Este foi com certeza o melhor trabalho do diretor Robert Ellis Miller, que seguiu sua carreira intercalando fracassos no cinema, com alguns filmes para tv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário