segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Gonjiam: Manicômio Assombrado & Hospital


Gonjiam: Manicômio Assombrado (Gon-ji-am, Coreia do Sul, 2018) – Nota 6,5
Direção – Jung Bum Shik
Elenco – Wi Ha Joon, Yoo Je Yoon, Seung Wook Lee, Ye Won Mun,

Uma equipe de um programa de histórias de terror online planeja uma transmissão ao vivo dentro de um hospital psiquiátrico que foi fechado após mortes em massa e o desaparecimento da diretora. A excitação inicial dos jovens em se divertir e lucrar com o provável sucesso da transmissão se transforma em terror quando fatos sinistros mostram que local é realmente assombrado. 

Filmado no estilo de falso documentário com as câmeras nas mãos e nos corpos dos personagens, este longa é irregular. A parte inicial é típica de filme adolescente, com a tensão crescendo e a narrativa melhorando assim que eles começam a transmissão noturna no hospital. 

Os vinte minutos do clímax poderiam ser melhores. Mesmo com algumas sequências assustadoras, fica repetitiva a gritaria e os personagens perdidos na escuridão. Vale destacar a qualidade técnica e a premissa bastante interessante para o gênero.

Hospital (Xing Lin Yi Yuan, Taiwan, 2020) – Nota 4,5
Direção – Chia Lin Chu
Elenco – Li Chi Hsu, Samuel Ku, Po Hung Lin, Tai Bo, Ana Cecilia Mendes.

Das mulheres contratam um religioso taoista especialista em espíritos que junto com seu filho exploram um hospital abandonado considerado maldito. Uma das mulheres perdeu o marido em uma cirurgia e a outra sofre pelo suicídio da irmã que era enfermeira no local. O grupo enfrentará situações sem explicação na busca por respostas. 

Mesmo utilizando o estilo que lembra os falsos documentários, este curioso longa produzido em Taiwan não apela para o clichê da câmera na mão, escolhendo uma forma tradicional de filmar e criar suspense. 

O primeiro grande problema é o roteiro totalmente confuso, que mistura passado e presente ou realidade com alucinações sem uma explicação lógica. As poucas sequências de violência e suspense não convencem. A questão religiosa de ligação com os espíritos também é confusa. É um filme que deixa a desejar.

Nenhum comentário: