segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Collide - Segredos e Mentiras, À Espreita & A Pequena Dixie

 


Collide – Segredos e Mentiras (Collide, EUA, 2022) – Nota 5
Direção – Mukunda Michael Dewill
Elenco – Ryan Phillippe, Jim Gaffigan, Kat Graham, Drea de Matteo, Paul Ben Victor, David Cade, Aisha Dee, Dylan Flashner, David James Elliott.

Vários personagens tem seus destinos cruzados na mesma noite em um restaurante em Los Angeles. Um marido vigiando a esposa adúltera, um casal de funcionários que pretende vender pacotes de drogas e um encontro às escuras em que a mulher esconde um segredo. 

O roteiro escrito pelo diretor sul-africano Mukunda Michael Dewill bebe na fonte do estilo que Quentin Tarantino praticamente criou em “Pulp Fiction”, misturando personagens marginais, desonestos e manipuladores em meio a várias tramas que se completam. 

A ideia é boa, porém o desenvolvimento ruim das histórias, dos personagens e a péssima montagem resultam numa obra totalmente descartável. A ideia ainda de enfiar crítica social em uma das tramas e a fraqueza dos personagens masculinos ajudam a piorar ainda mais o filme.

À Espreita (Ambush, EUA, 2023) – Nota 5
Direção – Mark Burman
Elenco – Connor Paolo, Aaron Eckhart, Jonathan Rhys Meyers, Gregory Sims, Jaime Lopez.

Guerra do Vietnã, 1965. Os vietcongues roubam uma documento secreto que lista os agentes infiltrados no seu exército. Para recuperar o documento, um capitão (Aaron Eckhart) envia um grupo de soldados para perseguir os inimigos em uma rede de túneis no meio da selva. 

Esta produção B filmada na Colômbia tem até um ideia interessante de levar grande parte da ação para dentro dos túneis, porém é pouco para salvar o longa. A ideia do documento secreto parece sem sentido em meio ao contexto da guerra na selva, assim como o desenvolvimento dos personagens que é bem ruim. 

Na verdade, o protagonista é Connor Paolo, conhecido pelo papel no cult de terror “Stake Land”, enquanto Aaron Eckhart e Jonathan Rhys Meyers são apenas coadjuvantes sem grandes cenas. O filme falha também nas sequências de ação, com explosões estranhas e uma delas em que um figurante dá um salto antes da artefato explodir. Este é mais um dos vários filmes atuais que são produzidos direto para o mercado de streaming.

A Pequena Dixie (Little Dixie, EUA, 2023) – Nota 4
Direção – John Swab
Elenco – Frank Grillo, Eric Dane, Beau Knapp, Annabeth Gish, Peter Greene, Thomas Dekker, Mercedes Mason, Maurice Compte, Sofia Bryant.

Quando o irmão do chefão de um cartel de drogas é executado, a trégua entre o grupo criminoso e um governador de um Estado Americano termina. Um assassino (Beau Knapp) é enviado para acertar as contas, enquanto o intermediário da negociação (Frank Grillo) se torna alvo dos dois lados. 

O roteiro escrito pelo diretor John Swab é uma bagunça repleta de clichês com várias pitadas de ideologia inseridas na história sem agregar nada ao contexto. Até mesmo as sequências de ação são ruins, com tiroteios falsos e uma enorme facilidade do protagonista em invadir dois locais repletos de seguranças e capangas. É um filme de ação ruim, daqueles para passar longe.

Nenhum comentário: