Os Fora da Lei (Beomjoidosi, Coreia do Sul, 2017) – Nota 7,5
Direção – Yunsung Kang
Elenco – Ma Dong Seok, Yoon Kyesang, Jo Jae Yoon, Gwi Hwa Choi, Heo Dong Won, Yoon Byung Hee.
Em 2004 na periferia de Seul, capital da Coreia do Sul, criminosos chineses chegam na região para cobrar uma dívida do chefe de uma gangue. A extrema violência dos chineses dá início a um conflito envolvendo três gangues e um esquadrão de polícia liderado por Ma Seok Do (Ma Dong Seok), que na verdade tem um capitão (Gwi Hwa Choi) na hierarquia acima dele, mas que não decide nada.
Este ótimo longa policial com algumas pitadas de comédia é inspirado na história real de uma grande operação contra gangues que ocorreu em Seul no ano de 2004. O roteiro acerta em cheia ao colocar a ação dos criminosos chineses como o estopim para uma violenta guerra que mudou o submundo da região.
As violentas sequências de ação são outro destaque, além do carisma do protagonista vivido por Ma Dong Seok, que consegue fazer rir em alguns momentos e em outros convence como o brutamontes que desce a porrada nos criminosos.
Força Bruta (Beomjoidosi 2, Coreia do Sul, 2022) – Nota 7Direção – Sang Yong Lee
Elenco – Ma Dong Seok, Sukku Son, Gwi Hwa Choi, Ji Hwan Park, Heo Dong Won, Ha Jun, Yoon Byung Hee.
Quatro anos depois do primeiro filme, o policial Ma Seok Do (Ma Dong Seok) e seu capitão (Gwi Hwa Choi) são enviados ao Vietnã para escoltar um criminoso sul-coreano que se entregou na embaixada do país. Considerando estranha a atitude do sujeito, rapidamente os policiais descobrem que ele participou de um sequestro e que está jurado de morte pelo líder da quadrilha. Mesmo longe de casa e sem jurisdição, os policiais decidem investigar o caso.
Esta sequência começa explicando que são comuns crimes contra turistas sul-coreanos em países menores de Ásia, para em seguida o roteiro criar uma interessante trama sobre sequestros e violência. O ponto alto aqui não é a história, que é um pouco inferior ao filme anterior, mas sim as violentas sequências de ação que variam de brigas, facadas, mutilações e perseguições, tudo isso com um toque de cinismo.
É um filme indicado para quem gosta de ação pura, sem enrolação.
Direção – Sang Yong Lee
Elenco – Ma Dong Seok, Lee Jun Hyuk, Munetaka Aoki, Se Ho Ahn, Noo Ri Bae.
Este terceiro longa da franquia se passa em 2015, com o policial Ma Seok Do (Ma Dong Seok) ainda trabalhando em homicídios, porém com uma nova equipe. Quando uma jovem morre após utilizar uma droga sintética e em paralelo um policial desaparece, Ma Seok Do começa a investigar os dois casos e logo se vê envolvido numa complexa disputa entre um grupo de policiais corruptos e a máfia japonesa Yakuza.
O longa mantém a qualidade das sequências de ação, com bastante violência e até com o protagonista participando de mais lutas, ou seja, a porradaria é o ponto forte. A história é um pouco menos interessante que os filmes anteriores, assim como o carisma dos coadjuvantes não é o mesmo. A cena no meios dos créditos finais ainda deixa uma porta aberta para quem sabe outra sequência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário