Grilhões do Passado (Mr. Arkadin, França / Espanha / Suíça, 1955) – Nota 7
Direção – Orson Welles
Elenco – Orson Welles, Robert Arden, Patricia Medina, Paola Mori, Katina Paxinou, Peter van Eick, Michael Redgrave, Akim Tamiroff, Grégoire Aslan.
Em um cais na Itália, o golpista Guy Van Stratten (Robert Arden) testemunha a morte de um sujeito que conta algo sobre o milionário misterioso Mr. Arkadin (Orson Welles). Junto com a namorada Milly (Patricia Medina), ele se aproxima do ricaço e de sua jovem filha Raina (Paola Mori) pensando em lucrar, porém Arkadin o contrata para desvendar seu próprio passado.
Arkadin alega não se lembrar de sua vida antes de 1927. Van Straten aceita o trabalho e inicia uma busca pela verdade através do submundo de várias cidades pelo mundo.
Este obra quase esquecida escrita, dirigida e protagonizada por Orson Welles apresenta as virtudes comuns de seu trabalho, como a criatividade nos ângulos de câmera, a bela fotografia em preto e branco e os diálogos interessantes.
Por outro lado, a narrativa tem problemas. São muitos cortes bruscos e pulos de uma cidade para outra de uma forma rápida demais. A própria motivação do protagonista em desvendar seu passado é estranha quando tentamos entender o porquê daquilo.
Existe a história ou lenda de que Orson Welles abandonou o filme durante a montagem por não ter gostado do resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário