Beau Tem Medo (Beau Is Afraid, EUA / Inglaterra / Finlândia / Canadá, 2023) – Nota 6
Direção – Ari Aster
Elenco – Joaquin Phoenix, Patti LuPone, Amy Ryan, Nathan Lane, Kylie Rogers, Denis Menóchet, Parker Posey, Zoe Lister Jones, Armen Nahapetian, Julia Antonelli, Stephen McKinley Henderson, Richard Kind, Julian Hichings, Bill Hader.
Beau (Joaquin Phoenix) é um sujeito de meia-idade paranoico e derrotado pela vida. Quando ele precisa viajar para a casa de sua mãe, Beau inicia uma verdadeira saga ao enfrentar situações surreais e seus próprios medos.
Não tem como encontrar uma explicação direta para este bizarro longa escrito e dirigido por Ari Aster, responsável por outros filmes diferentes como “Hereditário” e “Midsommar”. O que pode chegar mais de perto de uma explicação seria entender os obstáculos enfrentados pelo protagonista como os medos entravados no subconsciente.
A sequência inicial do parto em que aparecem apenas imagens embaçadas defendem a ideia de que a personalidade da pessoa começa a ser construída no nascimento, com muitos dos seus medos e inseguranças sendo enraizados desde esse momento.
Por mais que Joaquin Phoenix seja o cara perfeito para o papel e a parte técnica seja primorosa, o grande desafio para o espectador é abraçar a proposta de encarar uma enorme sequência de situações absurdas, algumas assustadoras e outra patéticas durante três horas de duração, sem respostas claras.
Um comentário:
Tentei assistir ontem, mas fiquei completamente desorientada.
Não entendia. Larguei.
Bj,
Postar um comentário