quinta-feira, 26 de outubro de 2023

A Negociação & Pipeline - O Grande Roubo


A Negociação (Hyeob-Sang, Coreia do Sul, 2018) – Nota 6,5
Direção – Jong Suk Lee
Elenco – Hyun Bin, Son Ye Jin, Lee Joo Young, Jang Young Nam, Kim San Ho, Mun Shik Lee.

Um jornalista e um capitão da polícia sul-coreana são sequestrados na Tailândia. O criminoso que comanda uma quadrilha (Hyun Bin) entra em contato com as autoridades por vídeo, porém esconde sua real intenção. Uma negociadora (Son Ye Jin) é chamada para intermediar a situação, também sem saber exatamente o que deseja o criminoso. 

A premissa dos sequestros e da falta de informações do porque do crime são intrigantes, assim como a ideia de manter uma enorme distância entre bandidos e autoridades. Os detalhes da motivação do crime são revelados aos poucos, inclusive com uma surpresa reservada para o clímax. 

Infelizmente o filme peca muito pela protagonista que em momento algum convence no papel da negociadora. Ela demonstra uma fraqueza e uma falta de equilíbrio emocional que não combinam em nada com a personagem.

Pipeline – O Grande Roubo (Paipeulain, Coreia do Sul, 2021) – Nota 6
Direção – Ha Yoo
Elenco – Seo In Guk, Lee Soo Hyuk, Kim Ji Yeon, Ji Dae Han.

Um sujeito conhecido como o “Brocador” (Seo In Guk) é especialista em furar oleodutos para roubar petróleo. Ele é contratado por um magnata corrupto para desviar o combustível de uma refinaria. É formada uma equipe com cinco pessoas para cumprir a missão, ou melhor, cometer o crime. 

Este longa de ação sul-coreano explora todos os clichês dos filmes americanos sobre roubos milionários. A equipe heterogênea, os conflitos com o contratante, os obstáculos para chegar ao objetivo, a polícia incompetente e sequências que misturam violência e comédia. 

Diferente de outras produções sul-coreanas, os efeitos de algumas explosões não são dos melhores, assim como várias situações são exageradas. Por outro lado, o filme diverte pela narrativa ágil que com certeza agradará quem busca um passatempo sem grandes exigências.

Nenhum comentário: