terça-feira, 3 de outubro de 2023

Caminhos Perigosos & A Última Batalha de um Jogador

 


Caminhos Perigosos (Mean Streets, EUA, 1973) – Nota 7
Direção – Martin Scorsese
Elenco – Robert De Niro, Harvey Keitel, David Proval, Amy Robinson, Richard Romanus, Cesare Danova, Victor Argo, David Carradine, Robert Carradine.

No bairro de Little Italy em Nova York, Johnny (Robert De Niro) é um jovem rebelde que vive se metendo em confusões e que tem uma enorme dívida por causa de jogo. Charlie (Harvey Keitel) é um criminoso que deseja crescer na Máfia e para isso trabalho fazer pequenos favores e também cobranças para comparsas em um degrau superior na hierarquia do crime. 

Este é um dos primeiros trabalho de Marin Scorsese que utiliza muito de sua própria juventude para detalhar a vida de jovens sem rumo no submundo de Nova York. Além da Máfia e da criminalidade individual, Scorsese insere no roteiro outros temas comuns a sua filmografia como as questões religiosa e familiar, além é claro da locação na região em que voltaria a utilizar por diversas vezes na carreira. 

A narrativa lenta e hoje bastante datada atrapalha um pouco, fazendo com que o longa tenha mais um valor histórico pelas presenças de Scorsese, De Niro e Keitel antes da fama, do que pela qualidade cinematográfica.

A Última Batalha de um Jogador (Bang the Drum Slowly, EUA, 1973) – Nota 6
Direção – John Hancock
Elenco – Michael Moriarty, Robert De Niro, Vincent Gardenia, Phil Foster, Ann Wedgeworth, Heather MacRae, Barbara Babcock.

Henry (Michael Moriarty) e Bruce (Robert De Niro) são jogadores de um time de beisebol, mas estão em estágios diferentes da carreira e sequer demonstram ser amigos. Henry é o astro da equipe, enquanto Bruce jamais atingiu seu potencial. Tudo muda quando Bruce descobre sofrer de uma doença terminal e apenas Henry fica sabendo. O fato faz os dois se aproximarem, naquela que será a última temporada de Bruce. 

Este drama que se passa no mundo do esporte é uma curiosa produção que tem Robert De Niro como coadjuvante antes do sucesso em “O Poderoso Chefão 2”. O protagonista real é Michael Moriarty, ator sem grande carisma que tem como seu papel mais importante o de promotor nas primeiras temporadas da famosa série “Law & Order”. 

O longa tem uma narrativa lenta e um roteiro que explora amizade e redenção, melhorando um pouco na parte final.

Nenhum comentário: