quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Coração Mudo & A Despedida

 


Coração Mudo (Stille Hjerte, Dinamarca, 2014) – Nota 7
Direção – Bille August
Elenco – Ghita Norby, Paprika Steen, Danica Curcic, Morten Grunwald, Pilou Asbaek, Jens Albinus, Vigga Bro, Oskar Saelan Halskov.

Uma família se reúne nas casa dos pais em local isolado para passar o último final de semana com a mãe (Ghita Norby), que sofre de uma doença degenerativa e que decidiu ter uma morte assistida pelo marido (Morten Grunwald) que é médico. 

Os problemas pessoais das filhas (Paprika Steen e Danica Curcic) afetam a situação, levando a um clima pesado em que a decisão final precisará ser tomada. 

Apesar do tema polêmico a narrativa é sóbria, com emoção nos momentos certos e discussões sobre problemas familiares universais. 

O roteiro não chega a se aprofundar na questão legal da eutanásia, mas coloca o tema em debate e faz o espectador pensar sobre como agiria na mesma situação da protagonista. 

Destaque para as boas atuações e a bela locação na região rural da Dinamarca.

A Despedida (Blackbird, EUA / Inglaterra, 2019) – Nota 6
Direção – Roger Michell
Elenco – Susan Sarandon, Sam Neill, Kate Winslet, Mia Wasikowska, Rainn Wilson, Anson Boon, Lindsay Duncan, Bex Taylor Klaus.

Uma família se reúne na casa dos pais em um final de semana para se despedir da mãe (Susan Sarandon) que sofre de uma doença degenerativa e que escolheu terminar sua vida através da eutanásia assistida por seu marido que é médico (Sam Neill). Emoções, dúvidas e frustrações vem à tona durante o encontro. 

Esta refilmagem do longa dinamarquês “Coração Mudo” de 2014 não apresenta surpresas em relação ao original, que a meu ver era mais doloroso e realista. Para quem viu o original, esta versão americana é desnecessária.

Um comentário:

Liliane de Paula disse...

Não sabia que A Despedida é uma cópia do outro filme (que nem conhecia).
Nem sabia nada do enredo e está na minha lista.
Bjs,