sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Conversa Truncada & Irresistível

 


Conversa Truncada (In the Loop, Inglaterra, 2009) – Nota 7,5
Direção – Armando Iannucci
Elenco – Tom Hollander, Peter Capaldi, James Gandolfini, Gina McKee, Mimi Kennedy, Anna Chlumsky, Chris Addison, David Rasche, James Smith, Enzo Cilenti, Zach Woods, Steve Coogan, Paul Higgins.

Enquanto Inglaterra e EUA discutem a entrada unificada em uma guerra, um ministro inglês (Tom Hollander) dá um desastrada entrevista sobre o tema criando uma enorme pressão nos dois governos. De um lado autoridades pacifistas e do outro aqueles que defendem a guerra entram em conflito, deixando no meio da confusão o agitado assessor de imprensa do governo inglês Malcolm Tucker (Peter Capaldi). 

Esta comédia escrita e dirigida pelo escocês Armando Iannucci tem ligação direta com a série “The Thick of It” criada por ele e que teve quatro temporadas entre 2008 e 2012, além de seguir o mesmo estilo de outros trabalhos do diretor como “A Morte de Stalin”. 

O tema principal são os bastidores da política e as relações diplomáticas detalhadas de uma forma cínica através de personagens peculiares e diálogos afiados. Temos o ministro inseguro, o general pacifista (James Gandolfini), o político que deseja a guerra a qualquer custo (David Rasche), os jovens assessores ambiciosos e puxa-sacos, ou seja, uma verdadeira fauna de personagens que defendem suas próprias causas. 

Estes personagens funcionam por causa dos ótimos diálogos recheados de cinismo, ofensas e palavrões, com destaque total para o personagem de Peter Capaldi, o único que também fez parte da série “The Thick of It”. Ele que interpretou por algumas temporadas o famoso “Dr. Who”, aqui dá um show, roubando a cena em todas as vezes que aparece na tela. 

É um filme indicado para um público específico.

Irresistível (Irresistible, EUA, 2020) – Nota 6
Direção – Jon Stewart
Elenco – Steve Carell, Rose Byrne, Chris Cooper, Mackenzie Davis, Brent Sexton, Will Sasso, C.J. Wilson, Topher Grace, Bruce Altman.

Logo após as eleições americanas de 2016, o marqueteiro político Gary Zimmer (Steve Carell) vê a chance de colocar novamente o partido democrata em evidência ao descobrir em uma pequena cidade do meio-oeste um ex-militar (Chris Cooper) que fez um discurso forte contra o prefeito do local (Brent Sexton). Enquanto Zimmer convence o sujeito a se candidatar, uma assessora política rival (Rose Byrne) se alia ao prefeito iniciando uma enorme disputa. 

Esta premissa de comédia boba diz ser baseada em uma história real que resultou numa absurda e ao mesmo tempo criativa reviravolta durante a eleição. Não sei até que ponto o filme segue a história verdadeira, o problema é que o roteiro tenta de forma rasa criticar as campanhas políticas e principalmente os gastos dos candidatos em busca do poder. 

Vemos ainda a questão das diferenças culturais regionais criando situações constrangedoras, tanto na pequena cidade, como na arrecadação de fundos em Nova York. 

É um filme no máximo razoável.

Nenhum comentário: