quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Inferno na Estrada, Um Assassinato na Estrada & Pânico na Estrada

 


Inferno na Estrada (Retroactive, EUA, 1997) – Nota 6
Direção – Louis Morneau
Elenco – James Belushi, Kylie Travis, Shannon Wirry, Frank Whaley, Jesse Borrego, M. Emmet Walsh, Sherman Howard, Guy Boyd.

Na sequência inicial, um cientista (Frank Whaley) faz uma experiência em uma instalação do governo abandonada no deserto do Texas. Através de uma máquina, ele consegue transportar com sucesso um rato morto para dez minutos antes, quando o animalzinho ainda estava vivo. 

A trama pula para alguns meses a frente, quando uma psicóloga da polícia (Kylie Travis) sofre um pequeno acidente na estrada e pega carona com um casal de criminosos (James Belushi e Shannon Wirry), dando início a louca corrida para mudar o próprio destino. 

Esta produção B é uma mistura turbinada de “Feitiço do Tempo” com “Efeito Borboleta”. São diversas sequências de ação e violência em meio a estrada no deserto, no posto de gasolina e na instalação do governo, sempre com a tentativa da protagonista em mudar o que ocorreu pouco tempo antes. 

As atuações são caricatas e as mortes em sua maioria com vários tiros, sempre de forma exagerada, mas que acaba funcionando por causa narrativa ágil e explosiva. 

Destaque para o comediante James Belushi se divertindo no papel do criminoso psicopata.

Um Assassinato na Estrada (Outside Ozona, EUA, 1998) – Nota 6
Direção – J.S. Cardone
Elenco – Robert Forster, Kevin Pollak, Sherilyn Fenn, David Paymer, Penelope Ann Miller, Swoosie Kurtz, Taj Mahal, Meat Loaf, Lucy Webb.

Na região rural de Ozona no Oklahoma, um serial killer procura suas vítimas. Na mesma noite, personagens aleatórios que viajam pelas estradas da região ouvindo a mesma rádio seguem sem saber que terão seus destinos cruzados em uma lanchonete no meio da nada. 

O roteiro escrito pelo diretor J.S. Cardone bebe na fonte do estilo criado por Tarantino em “Pulp Fiction” e copiado a exaustão nos anos seguintes. Todos os personagens enfrentam algum tipo de problema e enquanto viajam discutem através de diálogos que variam do dramático ao engraçado, sem que o espectador tenha certeza de quem é o assassino. 

É uma proposta que funciona para quer deseja ver um filme de suspense e violência sem exigir muito.

Pânico na Estrada (Blacktop, EUA, 2000) – Nota 4
Direção – T. J. Scott
Elenco – Meat Loaf Aday, Lochlyn Munro, Kristin Davis, Victoria Pratt, Blu Mankuma, Jeremy Ratchford.

Sylvia (Kristin Davis) briga com seu namorado David (Lochlyn Munro) por causa da escolha do sujeito em fazer show de comédia em um decadente bar de beira de estrada. Sem pensar, ela aceita a carona de um caminhoneiro (Meat Loaf Aday) para voltar à cidade, sem saber que o sujeito pode ser um serial killer procurado pela polícia. 

Produzido para TV, este longa repleto de clichês do gênero entrega algumas sequências de suspense no máximo razoáveis e um final totalmente previsível.

Nenhum comentário: