segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Amargo Regresso & Regresso do Vietnã

 


Amargo Regresso (Coming Home, EUA, 1978) - Nota 7,5
Direção – Hal Ashby
Elenco – Jane Fonda, Jon Voight, Bruce Dern, Robert Carradine, Robert Ginty, Penelope Milford.

Sally (Jane Fonda) é casada com Bob (Bruce Dern), que é um capitão do exército que está lutando no Vietnã. Enquanto espera a volta do marido, Sally trabalha como enfermeira em um hospital de veteranos. Ao conhecer o soldado Luke (Jon Voight), que ficou paraplégico na guerra e tentar ajudá-lo a ter uma nova vida, Sally se apaixona pelo rapaz. 

Este drama foi um dos primeiros filmes a mostrar a volta para casa de soldados que se feriram em combate no Vietnã e que foram obrigados a conviver com as sequelas físicas e emocionais. 

O longa é claramente uma crítica à Guerra do Vietnã, algo que era muito forte na época e que ajudou na indicação a oito prêmios Oscar, tendo vencido do de Roteiro Original e do Ator e Atriz para Jon Voight e Jane Fonda respectivamente.

Regresso do Vietnã (Welcome Home, Inglaterra / EUA, 1989) – Nota 6,5
Direção – Franklin J. Schaffner
Elenco – Kris Kristofferson, Jobeth Williams, Sam Waterston, Brian Keith, Thomas Wilson Brown, Trey Wilson, Ken Pogue.

Dezessete anos após ter desaparecido no Vietnã e considerado morto pelo exército, Jake (Kris Kristofferson) retorna aos EUA. Na verdade ele foi prisioneiro de guerra por todos estes anos, Ao chegar em casa, ele descobre que sua esposa (Jobeth Williams) casou novamente e seu filho adolescente sequer o reconhece como pai, além de enfrentar alguns veteranos que o consideram um traidor. 

Este razoável drama explora tanto a questão do retorno dos soldados da guerra, quanto o polêmico tema dos desparecidos em combate, muitos que foram deixados para trás ao final da guerra. 

Vale citar que este foi o último trabalho do diretor Franklin J. Schaffner, que faleceu no mesmo ano e deixou clássicos como “Papillon”, “Patton, Rebelde ou Herói” e o sensacional “O Planeta dos Macacos”.

Nenhum comentário: