domingo, 7 de novembro de 2021

A Lei dos Marginais & Técnica de um Delator

 


A Lei dos Marginais (Underworld U.S.A. EUA, 1961) – Nota 7,5
Direção – Samuel Fuller
Elenco – Cliff Robertson, Dolores Dorn, Beatrice Kay, Paul Dubov, Robert Emhardt, Larry Gates, Richard Rust, Gerald Milton.

Quando adolescente, Tolly Devlin (Cliff Robertson) viu o pai ser assassinado por quatro homens, identificando apenas um deles. Muitos anos depois, ao ser preso, Tolly cruza o caminho de um dos assassinos que está à beira da morte e que revela o nome dos outros envolvidos. Ao sair da cadeia, ele inicia seu plano de vingança. 

O diretor e roteirista Samuel Fuller pode ser considerado um ícone dos filmes B, com uma carreira focada em personagens duros e histórias policiais violentas ou de guerras. 

Além do competente roteiro que detalha uma engenhosa vingança por parte do protagonista, vale destacar a ousadia de colocar como vilões chefões do tráfico de drogas em uma época em o que tema era tabu. Nos diálogos chegam a ser citadas as táticas de colocar pequenos traficantes perto das escolas para iniciar os alunos nas drogas. 

A fotografia em preto e branco é outro destaque, assim como os cenários do submundo, vários deles recriados em estúdio. 

Para quem gosta do estilo e de filmes antigos, vale conhecer as obras de Samuel Fuller.

Técnica de um Delator (Le Doulos, França / Itália, 1962) – Nota 7,5
Direção – Jean Pierre Melville
Elenco – Jean Paul Belmondo, Serge Reggiani, Jean Desailly, Rene Lefevre, Fabienne Dall, Monique Hennessy.

Após cumprir quatro anos de prisão, Maurice Faugel (Serge Reggiani) volta ao mundo do crime, comete um assassinato e foge com joias. Em seguida, ele se une a outro criminoso para assaltar um milionário. A ação dá errado e Faugel se torna alvo da polícia. Em paralelo, o informante da polícia Silien (Jean Paul Belmondo), aos poucos assume o protagonismo das ações, manipulando policiais e criminosos. 

Este longa francês em preto e branco explora o estilo noir com uma trama rocambolesca repleta de traições e reviravoltas com personagens marginais. O grande destaque do elenco é o astro Jean Paul Belmondo no papel do enigmático protagonista.