sábado, 2 de outubro de 2021

O Físico

 


O Físico (The Physician, Alemanha, 2013) – Nota 7
Direção – Philipp Stozl
Elenco – Tom Payne, Ben Kingsley, Stellan Skarsgard, Olivier Martinez, Emma Rigby, Elyas M’Barek, Michael Marcus, Fahri Yardim, Stanley Townsend, Makram Khoury.

Inglaterra, Idade Média. Após ver a mãe morrer por uma doença aparentemente sem cura e seus irmãos serem vendidos, o garoto Rob Cole foge com um barbeiro (Stellan Skarsgard), que na verdade é um mascate que vende produtos medicinais. 

Quando adulto, Rob (Tom Payne) descobre através de árabes que a medicina está avançando no oriente. Mesmo sendo cristão e podendo ser assassinado por isso, Rob decide viajar até o oriente para aprender medicina com o famoso Ibn Sina (Ben Kingsley). É o início de uma série de aventuras. 

Este cuidadosa produção alemã é baseada numa trilogia de livros de Noah Gordon que descreve através do protagonista Rob Cole como a Europa estava atrasada na medicina na Idade Média em relação ao oriente. 

Em meio a esta premissa, o roteiro explora ainda uma história de amor proibido, o ódio entre povos e guerras em nome da religião. A narrativa segue o estilo clássico de aventuras medievais, se entregando aos clichês na parte final. 

No geral é um filme agradável, com ritmo ágil e boa dose de informações históricas.

Um comentário:

Pedrita disse...

eu gostei mas não tanto qt vc. achei muito folhetinesco. o livro tb deve ser. li há muitos anos, ainda não tinha essa percepção. mas é um bom roteiro. resultou em um bom filme. uma série com mais temporadas acho q caberia melhor. beijos, pedrita