quarta-feira, 29 de setembro de 2021

O Rei da Califórnia & Tudo Por Você

 


O Rei da Califórnia (King of California, EUA, 2007) – Nota 6,5
Direção – Mike Cahill
Elenco – Michael Douglas, Evan Rachel Wood, Willi Burks II, Laura Kachergus. 

Após ser liberado de um instituto psiquiátrico, Charlie (Michael Douglas) é recebido por sua filha Miranda (Evan Rachel Wood) que espera levar uma vida normal com o pai, que ela acredita estar curado. 

Não demora para perceber que Charlie continua excêntrico. Tudo fica mais estranho quando ele diz ter conseguido o mapa de um tesouro espanhol que fora escondido por colonizadores na região. Charlie convence Miranda a participar de uma maluca busca pela fortuna. 

Esta simpática comédia aborda temas que vão além da relação pai e filha e da excentricidade do primeiro. A busca por um sonho e a liberdade individual são pontos interessantes em meio a absurda trama da caça ao tesouro. 

O personagem de Michael Douglas é o típico sujeito de espírito livre que não se encaixa no mundo em que vivemos. Esta busca pela liberdade, seja de vida ou pela riqueza leva a um final simbólico e bastante incomum. 

É um filme curioso e inofensivo.

Tudo Por Você (My One and Only, EUA, 2009) – Nota 6,5
Direção – Richard Loncraine
Elenco – Renée Zellwegger, Logan Lerman, Mark Rendall, Kevin Bacon, Nick Stahl, Chris Noth, David Koechner, Troy Garity, Eric McCormack, J.C. MacKenzie, Molly C. Quinn, Robin Weigert, Steven Webber.

Nova York, 1953. Após descobrir mais uma traição de seu marido Dan Devereaux (Kevin Bacon), que é um famoso líder de um grupo musical, Anne (Renée Zellwegger) decide abandoná-lo levando os dois filhos adolescentes (Logan Lerman e Mark Rendall). 

Com algum dinheiro e um automóvel, Anne inicia a viagem em busca de um nova vida e principalmente de um novo marido que possa sustentá-la. 

Esta comédia com toques de road movie brinca com a ideia das mulheres casamenteiras que buscam um parceiro por comodidade, não por amor. Renée Zellwegger é perfeita para este papel que se divide entre o interesse, a sensualidade e a ingenuidade em alguns momentos. 

Os vários pretendentes que passam por sua vida são estereótipos. Entre eles temos o milionário falido, o militar possessivo e o mulherengo que gosta jovens. O destaque do elenco fica para a atuação de Logan Lerman como o filho racional que tem as melhores falas do roteiro. 

É uma comédia simpática, estilo sessão da tarde.

Um comentário:

Liliane de Paula disse...

Não conheço mas parece muito bom.
Quem sabe acho no Oldflix.
Bjs,