quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Mais Perto da Lua

 


Mais Perto da Lua (Closer to the Moon, Romênia / EUA / Itália / Polônia / França, 2014) – Nota 6,5
Direção – Nae Caranfil
Elenco – Vera Farmiga, Mark Strong, Harry Lloyd, Anton Lesser, Joe Armstrong, Christian McKay, Tim Plester, Allan Corduner.

Bucareste, Romênia, 1959. Ao ver uma filmagem na rua, o jovem garçom Virgil (Harry Lloyd) decide procurar emprego em um estúdio e se torna assistente de um diretor beberrão (Allan Corduner). 

Um ano depois, eles recebem a missão de fazer um longa educativo para o governo romeno. Virgil se surpreende ao descobrir que os atores (quatro homens e uma mulher) são presos políticos obrigados a trabalhar no filme para cumprir parte da pena, antes de serem executados. 

Em flashbacks o espectador descobre o motivo que levou um oficial romeno (Mark Strong), sua amante (Vera Farmiga) e mais três amigos para a prisão. 

Por mais maluca que pareça a trama, ele é baseada em uma história real comprovada nos créditos finais com cenas do filme original. O roteiro detalha em vários momentos os absurdos do comunismo na Romênia. Julgamento de cartas marcadas, disputa entre oficiais, vizinhos delatores e propaganda mostrando um paraíso que não existe. 

A narrativa é um pouco irregular e as pitadas de comédia deixam o longa mais leve do que a gravidade da história real demonstraria. O resulto é curioso e mediano.

Nenhum comentário: