sábado, 11 de setembro de 2021

O Espião Inglês

 


O Espião Inglês (The Courier, Inglaterra / EUA, 2021) – Nota 7
Direção – Dominic Cooke
Elenco – Benedict Cumberbatch, Merab Ninidze, Rachel Brosnahan, Jessie Buckley, Angus Wright, Zeljko Ivanejk, Anton Lesser, Keir Hills.

Início dos anos sessenta. Oleg Pendovsky (Merab Ninidze) é um coronel soviético que arrisca a vida para enviar informações secretas para os EUA. Pendovsky acredita que o governo soviético planeja iniciar uma guerra nuclear. 

Para conseguir contato direto com o sujeito, a CIA e o MI6 inglês decidem utilizar como espião o empresário de vendas Greville Wynne (Benedict Cumberbatch), que mesmo com medo aceita a missão.

Baseado em uma história real, este competente longa de suspense detalha as formas como espiões trocavam mensagens naquela época e também como este “serviço” transformava o homem em descartável. 

O ponto alto da trama é a descoberta de que os soviéticos estavam utilizando Cuba como base para misseis apontados para os EUA, o que resultou no que hoje é conhecido como “A Crise dos Misseis de Cuba”, que por pouco não levou o mundo a uma catástrofe nuclear. 

É um filme em que a história se mostra mais importante do que as interpretações e também do que a ótima reconstituição de época.

Nenhum comentário: