domingo, 5 de setembro de 2021

Fugitive Pieces

 


Fugitive Pieces (Fugitive Pieces, Grécia / Canadá, 2007) – Nota 7,5
Direção – Jeremy Podeswa
Elenco – Stephen Dillane, Rade Sherbedgia, Rosamund Pike, Ayelet Zurer, Devon Bostick, Robbie Kay, Nina Dobrev, Diego Matamoros, Sarah Orenstein, Ed Stoppard, Rachelle Lefevre.

Polônia, Segunda Guerra Mundial. O garotinho Jakob (Robbie Kay) consegue fugir após presenciar sua família ser assassinada pelos nazistas. Ele é resgatado pelo arqueólogo grego Athos Roussos (Rade Sherbedgia), com quem consegue atravessar a fronteira. 

Quando adulto, Jakob (Stephen Dillane) se tornou escritor, mas ainda sofre pelo que aconteceu na infância e também por não ter certeza se sua irmã sobreviveu. 

Baseado em um livro, esta sensível história mesmo sendo fictícia explora o sofrimento e os traumas que os sobreviventes da Segunda Guerra carregaram por toda a vida. 

O desenvolvimento do protagonista que utiliza a escrita para enfrentar seus fantasmas é bastante realista, valorizada pela interpretação do ótimo ator inglês Stephen Dillane. 

Destaque também para a reconstituição de época e a atuação de Rade Sheberdgia, ator acostumado a papéis de vilão, que aqui vive um intelectual bondoso.

Nenhum comentário: