segunda-feira, 20 de setembro de 2021

A Million Little Pieces & Gutterbug

 


A Million Little Pieces (A Million Little Pieces, EUA, 2018) – Nota 7
Direção – Sam Taylor Johnson
Elenco – Aaron Taylor Johnson, Billy Bob Thornton, Odessa Young, Charlie Hunnam, Giovanni Ribisi, Juliette Lewis, Dash Mihok, Charles Parnell, Ryan Hurst, David Dastmalchian, Tom Amandes, Eugene Byrd.

Ao chegar no fundo do poço por causa do vício em drogas e bebidas, James (Aaron Taylor Johnson) é internado pelo irmão (Charlie Hunnam) em uma clínica. Não acreditando que a terapia o ajude, mas ao mesmo tempo sabendo que não tem outra saída, James luta para enfrentar a situação em meio a outros pacientes com vidas tão complicadas quanto a dele. 

Dirigido pela esposa do ator Aaron Taylor Johnson, este longa explora o tema da difícil e muitas vezes impossível jornada de dependentes químicas em busca da reabilitação. O filme não chega a ser totalmente depressivo ou radical nas situações como outras obras sobre tema. Vemos sequências de abstinência e recaídas, porém as locações são clean e a mensagem final é de esperança. 

Destaque para o elenco recheado de rostos conhecidos, como Billy Bob Thornton no papel do sujeito que se torna mentor do protagonista.

Gutterbug (Gutterbug, EUA, 2019) – Nota 7
Direção – Andrew Gibson
Elenco – Andrew Yackel, Justin Pietropaolo, Hannah Mosqueda, Paul Kandarian, Mary Hronicek, Geoff van Wyck, Leigh Lanocha.

Bug (Andrew Yackel) é um jovem morador de rua viciado em drogas que sobrevive revirando lixeiras, reciclando objetos e cometendo pequenos furtos. Sem perspectivas ou objetivos, Bug segue sua vida perdida, até que escolhas ainda mais erradas e também o destino o levam por um caminho onde a mudança será inevitável. 

Este drama sobre o vício não é tão pesado quanto parece, muito pela narrativa que busca humanizar os personagens, inclusive explorando uma sincera narração em off do protagonista. 

A meia-hora final é uma contradição, começando com uma série de loucuras e chegando a um desfecho que beira o melodrama. Mesmo com esta escorregada do roteiro, o longa é uma interessante história sobre como é fácil se perder na vida.

Nenhum comentário: