quinta-feira, 23 de setembro de 2021

O Mauritano

 

 
O Mauritano (The Mauritanian, Inglaterra / EUA, 2021) – Nota 7
Direção – Kevin Macdonald
Elenco – Tahar Rahim, Jodie Foster, Shailene Woodley, Benedict Cumberbatch, Zachary Levi, Corey Johnson, Denis Ménochet, Pope Jerrod.

Dois meses após os ataques de 11 de Setembro, a polícia da Mauritânia prende Mohamedou Ould Slahi (Tahar Rahim) e o entrega para o governo americano que o leva para a prisão de Guantánamo. 

Seis anos depois, o caso de Slahi é apresentado para a advogada Nancy Hollander (Jodie Foster), que aceita o desafio de o defender. Após os primeiros contatos com Slahi , além de descobrir que não existe acusação formal, Nancy percebe que o governo deseja manter sob sigilo tudo o que ocorre naquela prisão. 

Baseado em um livro escrito pelo verdadeiro Mohamedou Ould Slahi, este longa tem como ponto principal mostrar os abusos cometidos pelo governo americano contra os detentos da prisão de Guantánamo, mesmo muitos deles sendo terroristas. 

As sequências de tortura das mais formas variadas são terríveis, assim como manter os sujeitos presos sem acusação formal alguma, em uma espécie de limbo jurídico. Por outro lado, a inocência total do protagonista deixa dúvidas, principalmente por sua ligação com a Al-Qaeda, que o filme e o livro citam ter ocorrido apenas nos anos noventa. 

O filme segue a cartilha das obras sobre injustiça e luta contra um adversário mais forte, no caso o governo americano. 

Destaque para a atuação de Tahar Rahim, cada vez mais se firmando como astro internacional e também ótimo ator.

Um comentário:

Liliane de Paula disse...

Acho que os castigos são mesmo muito severos.
Mas para quem é suspeito de ter programado a derrubada das Torres Gêmeas, achei até pouco.
Para mim, ele não era inocente.
Bjs,