segunda-feira, 20 de julho de 2020

O Oficial e o Espião

O Oficial e o Espião (J’Accuse, França / Itália, 2019) – Nota 7,5
Direção – Roman Polanski
Elenco – Jean Dujardin, Louis Garrel, Emmanuelle Seigner, Grégory Gadebols, Hervé Pierre, Melvil Poupad, Matthieu Amarilc, Vincent Perez, Laurent Stocker, Wladimir Yordanoff, Didier Sandre.

Paris, 1894. O capitão Alfred Dreyfus (Louis Garrel) é acusado de traição e sentenciado a prisão perpétua a ser cumprida na isolada Ilha do Diabo. No ano seguinte, o coronel Georges Picquart (Jean Dujardin) é indicado para comandar o setor de inteligência do exército francês. 

Um bilhete entregue por uma informante sugere que existe outro espião entre os oficiais. O que deixa Picquart intrigado é que a letra deste bilhete é igual a letra de uma carta que foi fundamental para condenar Dreyfus. Ao tentar descobrir o que realmente ocorreu, Picquart termina batendo de frente com seus superiores. 

Baseado na história real conhecida como “O Caso Dreyfus”, que por sinal já rendeu o telefilme “Prisioneiros de Honra” em 1991, este longa dirigido por Roman Polanski detalha todos os absurdos que levaram o oficial Dreyfus para prisão. 

Os dois pontos principais são a questão da xenofobia que fez com os envolvidos na investigação escolhessem o pobre Dreyfus como culpado, sendo que ele era o único judeu no exército francês em Paris na época e posteriormente o orgulho que fez com que estes mesmos oficiais do exército lutassem para esconder a verdade, inclusive atacando o coronal Picquart. 

Polanski acerta na narrativa pelos dois primeiros terços do filme, descrevendo os pequenos detalhes do caso. A meia-hora final fica um pouco corrida, com algumas soluções fáceis e pulos no tempo. 

Vale citar que o protagonista Picquart deixa claro em um diálogo no início de que não gosta de judeus, mas que jamais utilizaria isso para prejudicar alguém. A fala mostra como Dreyfus era o bode expiatório perfeito para o exército.

4 comentários:

Larissa disse...

Oii, como vai?
Nossa, faz muito tempo que não paro para ver um filme. Os livros têm me engolido nessa quarentena. Mas obrigada pela dica!

Abraço! ♥
Larissa - Blog: Parágrafo Cult

Hugo disse...

Larissa - O ideal é sempre aproveitarmos o tempo livre com as coisas que gostamos.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Seria muito bom ver esse filme que relata caso real.
Gosto e passei a gostar do cinema francês.
Mas tenho visto tantos filmes que vou deixar passar.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - O cinema francês tem muitos filmes bons.

Bjs