sexta-feira, 3 de julho de 2020

Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes & Snatch: Porcos e Diamantes


Estes dois longas de estilos semelhantes são as duas obras de artes da carreira de Guy Ritchie, que mesmo entregando posteriormente alguns outros bons filmes, jamais conseguiu repetir a mesma qualidade. Os dois filmes descrevem tramas ligadas ao submundo de Londres com muito humor negro, violência, cortes rápidos e trilha sonora agitada. 

Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (Lock, Stock and Two Smoking Barrels, Inglaterra, 1998) – Nota 10
Direção – Guy Ritchie
Elenco – Jason Flemyng, Dexter Fletcher, Nick Moran, Jason Statham, Steven Mackintosh, Vinnie Jones, Sting, Vas Blackwood, Stephen Marcus, Nicholas Rowe,

Eddy (Nick Moran) convence seus amigos (Jason Flemyng, Dexter Fletcher e Jason Statham) a apostarem suas economias em um jogo de pôquer. Eddy se considera um grande jogador, porém tudo dá errado e eles ficam devendo uma fortuna para um gângster. O prazo para pagar a dívida e salvar a pele é de apenas uma semana.

A estreia de Guy Ritchie no cinema foi nada menos que sensacional. Como poucos, ele conseguiu explorar o humor negro de forma perfeita. As confusões que aos amigos se envolvem para conseguir dinheiro são absurdas, assim como são impagáveis os personagens que surgem na tela. No meio da trama ainda temos os importantes “canos fumegantes” do título, que são duas armas antigas de colecionador.

Snatch: Porcos e Diamantes (Snatch, Inglaterra / EUA, 2000) – Nota 10
Direção – Guy Ritchie
Elenco – Benício Del Toro, Dennis Farina, Brad Pitt, Jason Statham, Vinnie Jones, Rade Sherbedgia, Stephen Graham, Alan Ford, Lennie James, Ade, Ewen Bremner, Jason Flemyng, Goldie, Robbie Gee, Mike Reid, Ade.

Um ladrão de diamantes (Benício Del Toro) que pretende lucrar com o produto de um roubo, um chefão da máfia americana (Dennis Farina) interessado no diamante, dois promotores de lutas clandestinas (Jason Statham e Stephen Graham) que precisam convencer um boxeador cigano (Brad Pitt) a perder uma luta, um criminoso russo (Rade Sherbedgia) envolvido, um chefe do crime em Londres (Alan Ford) que pressiona os promotores, um assassino maluco (Vinnie Jones) e dois capangas idiotas (Lennie James e Robbie Gee). 

Este festival de personagens bizarros, a maioria deles com apelidos formam o elenco de um dos melhores filmes das últimas décadas. O emaranhado da trama cheia de traições resulta em situações absurdas, engraçadas e violentas. 

Além de bizarros, alguns personagens são impagáveis, como o assassino psicopata vivido por Vinnie Jones e o boxeador de Brad Pitt que fala um língua totalmente estranha que somente seus amigos ciganos entendem. 

Nenhum comentário: