sexta-feira, 24 de julho de 2020

A Odisseia dos Tontos

A Odisseia dos Tontos (La Odisea de los Giles, Argentina / Espanha, 2019) – Nota 7,5
Direção – Sebastian Borensztein
Elenco – Ricardo Darin, Luis Brandoni, Chino Darin, Veronica Llinás, Andrés Parra, Daniel Araoz, German Rodriguez, Alejandro Gigena, Rita Cortese, Marco Antonio Caponi.

Argentina, 2001. Na pequena cidade de Alsina no interior do país, o casal Fermin (Ricardo Darin) e Lidia (Veronica Llinás) junto com o amigo Antonio (Luis Brandoni) planejam comprar um antigo moinho abandonado para criar uma cooperativa para os produtores rurais da região. 

Eles conseguem o dinheiro necessário oferecendo participação no negócio para outras pessoas da cidade. Ao depositarem o valor no banco, são surpreendidos no dia seguinte com a criação do chamado “Corralito”, em que o governo decretou que todo dinheiro em poupança seria retido, deixando que cada pessoa pudesse sacar apenas um valor mínimo semanal. É o início do desespero do grupo para tentar recuperar o dinheiro. 

O roteiro escrito pelo diretor Sebastian Borensztein é baseado em um livro de Eduardo Sacheri que utilizou o tema real do terrível confisco de dinheiro que ocorreu na Argentina para criar uma história de ficção que mistura drama, policial e toques de comédia. O roteiro também explora o tema da corrupção comum aos países latino-americanos, colocando ainda em discussão o tema do ladrão que rouba ladrão. 

Além da história bem amarrada e do bom desenvolvimento dos personagens, as sequências de suspense também são competentes e criativas. É mais um exemplo de como cinema argentino aprendeu a fazer filmes de ótima qualidade para o mercado internacional

Nenhum comentário: