sábado, 4 de julho de 2020

9. April

9. April (9. April, Dinamarca, 2015) – Nota 6,5
Direção – Roni Ezra
Elenco – Pilou Asbaek, Lars Mikkelsen, Elliott Crosset Hove, Gustav Dyekjaer Glese, Sebastian Bull Sarning.

Na manhã do dia 9 de abril de 1940, o governo dinamarquês é alertado que as tropas alemães estão prestes a atravessar a fronteira. O exército é acionado para tentar deter o avanço dos nazistas. 

O problema é que o exército tem poucos soldados, a maioria jovens mal treinados com pouca munição e que são enviados para lutar utilizando bicicletas como veículos. A resistência dura menos de um dia. 

Baseado na história real da tomada da Dinamarca pelos nazistas, o roteiro escrito pelo também diretor Tobias Lindholm cria um pelotão ficcional liderado pelo subtenente Sand (Pilou Asbaek), que desde a primeira cena deixa claro em seu olhar que todo esforço será inútil. 

O diretor Roni Ezra explora a questão emocional dos soldados e a luta pelo honra, porém o baixo orçamento atrapalha bastante nas cenas de ação. O clímax na ruas de uma pequena cidade não chega a empolgar. 

Os destaques são a história, que mostra a ingenuidade do governo dinamarquês, as bonitas locações e a atuação melancólica de Pilou Asbaek.

Nenhum comentário: