terça-feira, 21 de julho de 2020

Joe - Das Drogas à Morte

Joe – Das Drogas à Morte (Joe, EUA, 1970) – Nota 6,5
Direção – John G. Avildsen
Elenco – Peter Boyle, Dennis Patrick, Susan Sarandon, K Callan, Audrey Caire, Patrick McDermott.

A garota Melissa (Susan Sarandon ainda bem jovem) sofre uma overdose após usar as drogas do namorado que é traficante (Patrick McDermott). Seu pai Bill (Dennis Patrick) é um empresário conservador que termina fazendo algo radical por causa da situação. 

O destino o leva a cruzar o caminho do operário Joe (Peter Boyle), um sujeito rude e racista. A estranha amizade que surge entre os dois sujeitos aparentemente bem diferentes entre si, aos poucos revela pensamentos parecidos. 

Dirigido por John G. Avildsen antes de ficar famoso com “Rocky: Um Lutador", este longa foca na enorme mudança de costumes que abalou muitas relações entre pais e filhos nos anos sessenta. Bill e Joe mesmo vivendo em classes diferentes, sentem um desconforto semelhante com a geração que adotou o sexo, drogas e rock’n roll como estilo de vida. 

Por mais que Joe seja racista e Bill falso, o outro lado dos jovens irresponsáveis que desprezam os mais velhos terminam por igualar os defeitos. A escolha de Avildsen em levar a história a uma espiral de violência transforma a dupla de amigos em vilões, tirando deles toda e qualquer razão na parte final. 

O estilo da narrativa envelheceu bastante, assim como a trilha sonora e até as interpretações, com exceção do estranho vivido por Peter Boyle. Por outro lado, a questão do conflito de gerações e do ódio entre conservadores e progressistas transformam a história em algo bastante atual.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Sou conservadora (risos).

Seria bom ver Susan Sarandon no início de carreira.

Assisti uns bons filmes no Prime Vídeo.
Depois mando pelo WhatsApp.
Pago no Prime Vídeo 9,90.
Na Netflix pago 49,00.
No Oldflix pago 12,00.
Bjs

Hugo disse...

Liliane - Existem várias opções de streaming.

Bjs