sexta-feira, 13 de julho de 2012

Miami Vice - Série & Filme


Miami Vice (Miami Vice, EUA, 1984 a 1990) – Nota 8
Criador – Anthony Yerkovich
Produtor – Michael Mann
Elenco – Don Johnson, Phillip Michael Thomas, Edward James Olmos, Saundra Santiago, Olivia Brown, Michael Talbot, John Diehl, Gregory Sierra.

Esta série criada por Anthony Yerkovich e produzida por Michael Mann, se tornou um dos grandes ícones dos anos oitenta tendo com protagonista a dupla de policiais Sonny Crocket (Don Johnson) e Ricardo Tubbs (Philip Michael Thomas), que trabalhavam na polícia de Miami enfrentando traficantes. Crocket morava num barco e tinha um crocodilo como animal de estimação, equanto Tubbs era um policial de Nova York que chegava a Miami atrás de um traficante e acabava se unindo a Crocket. Em vários episódios eles trabalhavam disfarçados como traficantes para se infiltrar nas quadrilhas. As tramas pouco tinham de especial, o que chamava a atenção era o visual da dupla. Crocket ditou moda no mundo inteiro ao utilizar blazers sobre camisetas, enquanto Tubbs usava ternos impecáveis, sempre com cores ao estilo new wave.

Outro ponto alto era a trilha sonora com sucessos da época e a música tema de Jan Hammer, que pontuava os créditos de abertura enquanto uma câmera sobrevoava o mar em Miami intercalando com outras imagens da cidade. Além da dupla principal, outro destaque do elenco era Edward James Olmos como o Tenente Castillo. Olmos era conhecido por seu papel em “Blade Runner” e entrou na série apenas no sexto epísódio para substituir o chefe anterior da dupla que fora assassinado (interpretado por Gregory Sierra). Ele criou um personagem sério, que falava pouco e dificilmente olhava para o rosto de Don Johnson durante as cenas em que atuavam juntos, o que posteriormente foi explicado o porquê. Olmos e Johnson não se davam bem, mas como a série era um sucesso e Olmos tinha contrato, decidiu continuar até o final, mas em represália procurava ignorar Johnson. 

A curiosidade é que a carreira de Olmos hoje é mais bem sucedida do que da dupla principal. Ele dirigiu alguns longas e ainda estrelou a série “Battlestar Galactica”, enquanto o astro Don Johnson tentou o cinema em filmes medianos como “Na Trilha dos Assassinos”e “Hot Spot – Um Local Muito Quente”, mas não conseguiur se firmar e voltar a telinha na série com cara de filme B chamada “Nash Bridges”. Enquanto isso, Philip Michael Thomas ficou marcado apenas por este papel. Após a série ele fez alguns trabalhos insignificantes, sendo o único com algum destaque, o papel do parceiro de Bud Spencer em quatro filmes da série policial cômica “Extralarge”.

Miami Vice (Miami Vice, EUA, 2006) – Nota 6,5
Direção – Michael Mann
Elenco – Colin Farrell, Jamie Foxx, Gong Li, Luis Tosar, Naomi Harris, Elizabeth Rodriguez, Justin Theroux, Ciaran Hinds, Barry Shabaka Henley, Domenick Lombardozzi, Isaach De Bankolé, John Ortiz, John Hawkes, Eddie Marsan, Ana Cristina de Oliveira.

Os detetives Sonny Crockett (Colin Farrell) e Ricardo Tubbs (Jamie Foxx) decidem trabalhar disfarçados para desbaratar uma quadrilha que assassinou um informante. A princípio eles acreditam que o chefe da quadrilha é Jose Yero (John Ortiz), mas logo descobrem que Yero é apenas um intermediário do chefão Montoya (o espanhol Luis Tosar). Ao se aproximar da organização, Sonny se envolve com a perigosa Isabella (Gong Li), responsável pelos negócios financeiros do grupo. A trama que começa em Miami, passará por vários locais da América Latina, inclusive por Foz do Iguaçu. 

A esperada adaptação da famosa série dos anos oitenta para o cinema resultou num filme tecnicamente ótimo, como todos os trabalhos de Michal Mann, com bela fotografia e algumas cenas de ação interessantes, porém o roteiro deixa a desejar, pois além de começar a história sem explicação alguma sobre os personagens, se perde numa trama até certo ponto convencional, que pode ser comparada a uma episódio estendido da série. 

A composição dos personagens de Colin Farrell e Jamie Foxx também beira o caricato, enquanto Farrell parece um galã latino de novela, Foxx cria um sujeito carrancudo sem carisma. É uma pena que uma série tão legal quanto “Miami Vice” tenha tido uma adaptação abaixo do potencial, mesmo que fora o elenco, todos os demais envolvidos estivessem ligados a série, inclusive o diretor Michael Mann que era o produtor executivo.

3 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Eu gosto mais do filme;)

Thomás R. Boeira disse...

Nunca vi a série, mas acho o filme bom demais. ;)

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com.br/

Hugo disse...

Rodrigo e Thomás - A série me marcou mais e fiquei um pouco decepcionado com o filme.

Abraço