domingo, 15 de julho de 2012

O Ladrão de Bagdá & As Aventuras de Hajji Baba


O Ladrão de Bagdá (The Thief of Bagdad, Inglaterra, 1940) – Nota 7
Direção – Michael Powell, Ludwig Berger & Tim Whelan
Elenco – Conrad Veidt, Sabu, John Justin, June Duprez.

Em Bagdá, o Príncipe Ahmad (John Justin) é enganado por seu tutor Jaffar (Conrad Veidt) e acaba preso condenado à morte. Na prisão, ele conhece o jovem ladrão Abu (Sabu), que o ajuda a fugir. Na cidade, misturado ao povo, Ahmad percebe como era odiado por se deixar levar por Jaffar. O ingênuo Ahmad quando vê a Princesa (a linda June Duprez) sendo escoltada por soldados e prometida a Jaffar, logo se apaixona e decide lutar para conseguir retomar o trono e conquistar a princesa. 

Este simpático longa dirigido a seis mãos, sem contar com a colaboração do também diretor William Cameron Menzies, na verdade é um trabalho dos irmãos Korda. Alexander, Zoltan e Vincent nasceram no final do século XIX ainda no Império Austro-Hungaro e produziram vários filmes neste estilo, como o clássico “Mogli – O Menino Lobo”, também estrelado pelo indiano Sabu. Sabu também voltaria a trabalhar com o diretor Michael Powell em outro clássico do anos quarenta chamado “Narciso Negro”. 

Este “Ladrão de Bagdá” é uma diversão ao estilo sessão da tarde, um tanto quanto ingênua e com cenas de ação que incluem gênios, tapetes voadores e efeitos especiais bem feitos para a época. 

As Aventuras de Hajji Baba (The Adventures of Hajji Baba, EUA, 1954) – Nota 6,5
Direção – Don Weis
Elenco – John Derek, Elaine Stewart, Thomas Gomez, Rosemarie Bowe, Amanda Blake, Paul Piceni.

A princesa Fakzia (Elaine Stewart) está prometida para o califa Nurel Din (Paul Picerni), porém não aceita seu destino e decide fugir disfarçada de homem. Na fuga ela cruza o caminho de Hajji Baba (John Derek), que mesmo sem saber que é a princesa, ele a ajuda em se desvencilhar da perseguição dos soldados de seu pai. Hajji Baba ao descobrir sobre a princesa, aceita ajudá-la a se esconder na caravana de Osman (Thomas Gomez), mas na realidade tem o objetivo de conquistá-la. 

Este longa é um dos clássicos da sessão da tarde dos anos oitenta, que diverte pelas boas cenas de luta, tendo ainda uma clima de erotismo que não era comum aos filmes da época. O personagem Hajji Baba além de conquistar a princesa, ainda seduz uma dançarina (Rosemari Bowe), sem contar a participação de um grupo de amazonas sensuais e guerreiras. 

O astro John Derek protagonizou outros filmes do gênero na década de cinquenta e teve uma participação como coadjuvante no clássico “Os Dez Mandamentos”, porém nos anos sessenta se tornou diretor sem obter sucesso e se afastou do cinema, retornado apenas nos anos oitenta. Ele foi casado com atrizes conhecidas como Ursula Andress e Linda Evans, mas nos anos oitenta após se casar com a atriz Bo Derek (“Mulher Nota Mil”), decideu voltar a dirigir e afundou de vez sua carreira e da esposa com bombas como “Tarzan – O Filho das Selvas” e “Bolero – Uma Aventura em Êxtase”.  

2 comentários:

Jefferson C. Vendrame disse...

Grande Hugo, Como vai?
Sempre tive curiosidade para assistir ao filme O LADRÃO DE BAGDA mas confesso que sou muito enjoado e não gosto de ver dvds com qualidades ruins, os títulos geralmente lançados pela CLASSICLINE, (em cores) deixam muito a desejar, os preto e branco ainda dá para ver realizando alguns ajustes na tv, mas filme em technicolor sem remasterização, é pra acabar...

Ótimo Post, adorei as dicas e as lembranças desses filmes clássicos porém menos lembrados.

Abração

Hugo disse...

Jefferson - Eu assisti este filme no Canal TCM e a imagem não era das melhores também. Infelizmente muitos filmes antigos são lançados sem um tratamento adequada de imagem.

Abraço