domingo, 29 de julho de 2012

Inimigo Meu

Inimigo Meu (Enemy Mine, EUA, 1985) – Nota 7,5
Direção – Wolfgang Petersen
Elenco – Dennis Quaid, Louis Gossett Jr.

No futuro, a Terra está em guerra com o Planeta Dracon e durante uma batalha a nave de Willis Davidge (Dennis Quaid) é abatida e caí num planeta selvagem. Ao mesmo tempo, a nave de um draconiano (Louis Gossett Jr) também cai no local. A princípio, os dois continuam a batalha, quase num jogo de gato e rato, mas logo percebem que para sobreviverem aos perigos naturais daquele planeta, precisarão se unir. 

Esta interessante ficção do diretor Petersen (“A História Sem Fim”, “O Barco – Inferno no Mar”) bebe diretamente na fonte do clássico “Inferno no Pacífico” de John Boorman, onde o americano Lee Marvin e o japonês Toshiro Mifune travavam uma guerra particular numa ilha do Pacífico. 

Aqui a premissa é levada a outro planeta, misturando na primeira parte cenas de ação com a participação de estranhas criaturas e no final dando espaço ao lado dramático, com uma crítica as guerras e uma curiosa surpresa com um dos personagens. 

Dennis Quaid dá conta do recado, mas quem brilha é o esquecido Louis Gossett Jr debaixo de uma maquiagem pesada. Gossett sofreu com a maldição do Oscar de Ator Coadjuvante. Ele venceu pelo filme “A Força do Destino” no início dos anos oitenta, mas depois teve poucos papéis de destaque. Como curiosidade, Gossett foi a terceira pessoa negra a vencer o Oscar, antes dele apenas Hattie McDaniel por “E O Vento Levou” e Sidney Poitier por “Uma Voz nas Sombras” haviam levado o prêmio para casa.

4 comentários:

Unknown disse...

Otimo filme! Tem tanto tempo q vi, mas gostaria de revê-lo.

Bússola do Terror disse...

Um dos filmes preferidos da minha adolescência...

renatocinema disse...

Clássico total da minha geração.....obrigatório. Bela lembrança.

Hugo disse...

A todos - É uma ficção que marcou a geração de adolescentes dos anos oitenta.

Abraço