quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Casamento de Rachel

O Casamento de Rachel (Rachel Getting Married, EUA, 2008) – Nota 7,5
Direção – Jonathan Demme
Elenco – Ann Hathaway, Rosemarie Dewitt, Bill Irwin, Debra Winger, Mather Zickel, Tunde Adebimpe, Anisa George, Anna Deavere Smith.

Kim (Ann Hathaway) está internada há nove meses numa clínica de reabilitação por causa do seu vício em drogas e de um acidente fatal causado por ela quando estava drogada. Ela é liberada durante um final de semana para acompanhar o casamento da irmã Rachel (Rosemarie Dewitt) com Sidney (Tunde Adebimpe). 

O reencontro com a família reabrirá feridas mal curadas, já que os pais se separaram em virtude da tragédia e agora estão casados com novos parceiros. Além disso, a dificuldade de Kim em conviver com pessoas que sabem de seus problemas do passado é clara, deixando a impressão de que todos esperam que algum novo vexame seja causado pela jovem. 

Kim precisa lidar com a mágoa da irmã que deseja ser o centro das atenções naquele final de semana, com a superproteção do pai (Bill Irwin) e a frieza da mãe (Debra Winger) que faz o espectador se sentir na pele da filha rejeitada. 

Este longa é um trabalho diferente do diretor Jonathan Demme (“O Silêncio dos Inocentes” e “Filadélfia”), que utiliza desta vez o estilo câmera na mão para mostrar todos os passos de Kim na sua difícil volta a convivência com a família, com closes que explicam mais do que muitas palavras. 

O papel foi um grande presente para Anne Hathaway, que criou uma personagem que mesmo angustiada assume seus erros e que não deseja ser perdoada, mas sim ser vista apenas como uma pessoa normal. Pela ótima interpretação ela concorreu ao Oscar de Melhor Atriz. 

O resultado é um drama familiar com um roteiro que não se preocupa com a redenção dos personagens, mas sim em mostrar como é duro voltar a vida normal após uma tragédia.   

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Acho um filme belo, que expõe as dificuldades do ser humano de amar e ser amado, construindo barreiras entre si. Só não gosto da festa de casamento com aquela confusão de escola de samba.

bjs

Luís disse...

Eu gostei muito desse filme quando o vi, mas o grande choque para mim foi ver Anne Hathway, tão "bonitinha", como a problemática Kim. O sucesso do filme se deve mais a ela que ao diretor, a meu ver.

Hugo disse...

Amanda - Concordo, a festa de casamento é uma verdadeira salada russa de sons e ritmos.

Luís - Anne Hathaway já fez outros papéis pesados, principalmente "Garotas Sem Rumo".

Abraço