segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sommersby - O Retorno de um Estranho & Intersection - Uma Escolha, uma Renúncia


Sommersby – O Retorno de um Estranho (Sommersby, EUA, 1993) – Nota 7,5
Direção – Jon Amiel
Elenco – Richard Gere, Jodie Foster, James Earl Jones, Bill Pullman, Lanny Flaherty, R. Lee Ermey, Maury Chaykin, Frankie Faison.

Após a Guerra da Secessão, Laurel Sommersby (Jodie Foster) vive sozinha com seu filho pequeno em uma fazenda no sul dos Estados Unidos acreditando que seu marido tenha morrido na guerra. Mesmo assim, ela não aceitas as investidas de um vizinho (Bill Pullman) que a deseja. 

Para surpresa de todos, Jack Sommersby (Richard Gere) reaparece e com um personalidada totalmente diferente. Antes da guerra ele era um sujeito rude e violento que batia na esposa, porém agora se mostra um homem gentil e trabalhador que tenta levantar a fazenda para saldar as dívidas. Logo as pessoas do local passam a desconfiar se ele é mesmo Jack, até que um fato levará o homem a julgamento. 

Este interessante drama é uma refilmagem do longa francês “O Retorno de Martin Guerre” e tem na dúvida quanto a identidade do protagonista seu foco de principal. Vale destacar também a sensível interpretação de Jodie Foster, que a princípio receosa com a volta do marido, logo percebe que sendo ele ou não, o que interessa é que o sujeito que voltou é o homem que ela sempre sonhou para amar.  

Intersection – Uma Escolha, uma Renúncia (Intersection, EUA, 1994) – Nota 6,5
Direção – Mark Rydell
Elenco – Richard Gere, Sharon Stone, Lolita Davidovich, Martin Landau, David Selby, Jennifer Morrison.

O arquiteto Vincent Eastman (Richard Gere) passa por um grande conflito interno após se separar da esposa Sally (Sharon Stone) para morar com Olivia (Lolita Davidovich). A decisão o deixou dividido entre seguir em frente e levar a sério a nova relação ou tentar se reconciliar com a ex-esposa para ficar mais próximo da filha (Jennifer Morrison). Trabalhando junto com a ex-esposa que é sua sócia, as coisas se complicam ainda mais quando descobre que ela está namorando outra pessoa. 

A situação que vive o personagem de Gere é o clichê do homem de meia-idade que troca a esposa pela amante, o que deixa o filme próximo da realidade. 

Uma escolha simples do diretor Mark Rydell que funciona, é mostrar em flashbacks fatos importantes da vida de Vincent com a família, situações que o levaram até a encruzilhada onde se encontra. 

Como ponto negativo temos a lentidão da história, que em alguns momento passa a impressão de falta emoção, sensação aumentada pelos personagens atormentados de Richard Gere e Sharon Stone.

2 comentários:

Luís disse...

Fiquei interessado em assistir ao primeiro filme. Aliás, quero ver tanto o francês original quanto o americano!

Hugo disse...

Luís - Realmente "Sommersby" é o melhor dos dois.

Também não assisti ao original francês.

Abraço