terça-feira, 20 de setembro de 2011

Paixão Eterna & Quando Me Apaixono



Paixão Eterna (Made in Heaven, EUA, 1987) – Nota 7
Direção – Alan Rudolph
Elenco – Timothy Hutton, Kelly McGillis, Maureen Stapleton, Ann Wedgeworth, James Gammon, Mare Winninghan, Don Murray, David Rasche, Tim Daly, Amanda Plummer, Debra Winger, Ellen Barkin, Debra Winger.

No início dos anos cinquenta, Mike O’Shea (Timothy Hutton) morre e chegando ao céu encontra pessoas conhecidas que faleceram, como sua tia (Maureen Stapleton). Após algum tempo ele aceita sua condição e se aproxima de Annie (Kelly McGillis) que também faleceu cedo. As duas almas se apaixonam, mas Annie acaba reencarnando, deixando Mike desesperado. Ele faz um acordo com uma espécie de anjo chamado Emmett (Debra Winger irreconhecível em papel masculino) e volta para a Terra, porém terá trinta anos para encontrar a amada, caso não consiga os dois terão uma vida infeliz. 

Este drama romântico segue um pouco a linha de “Além da Eternidade”, que Spielberg dirigiu no mesmo ano e também tem como tema o amor após a morte. O roteiro apesar de previsível é sensível e feito na medida certa para fãs do gênero, contendo todos os percalços que os personagens neste tipo de filme precisam enfrentar. 

Quando Me Apaixono (Then She Found Me, EUA, 2007) – Nota 6
Direção – Helen Hunt
Elenco – Helen Hunt, Colin Firth, Bette Midler, Matthew Broderick, Ben Shenkman, Lynn Cohen, John Benjamin Hickey, Salman Rushdie.

April Epner (Helen Hunt) se casa com Ben (Matthew Broderick) já próxima dos quarenta anos e enfrenta dificuldade em realizar o sonho de engravidar. Pouco tempo depois, sua mãe adotiva (Lynn Cohen) que a pressionava para adotar uma criança acaba falecendo. Para piorar a situação, seu marido resolve abandoná-la e ao mesmo tempo ela é procurada por Bernice Graves (Bette Midler), que diz ser sua mãe biológica. A vida de April se torna uma grande confusão, aumentando ainda mais quando ela se envolve com Frank (Colin Firth), um divorciado que cuida do casal de filhos pequenos. 

Este drama sobre amores complicados, traições e maternidade marca a estréia na direção da atriz Helen Hunt, famosa pela antiga série “Mad About You” e vencedora do Oscar por “Melhor É Impossível”. 

O filme é simpático e os personagens bem próximos da realidade, mostrando falhas e frustrações. O elenco dá conta do recado, com destaque até para Bette Midler, que muitas vezes exagera na caracterização, mas aqui acerta o tom. 

No geral é um filme razoável, que poderia se aprofundar mais na história, mas fica apenas na superfície dos temas mostrados.

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Ok, mais dois filmes para minha lista interminável de filmes a ver, hehe. É impressionante que quanto mais vemos filmes, mas descobrimos títulos que ainda precisamos ver, né?

bjs

Hugo disse...

Amanda - Isso acontece com todos os cinéfilos. Hoje em dia ainda mais, em virtude da enorme quantidade de lançamentos, onde praticamente todos chegam por aqui de alguma forma.

Bjos

Pedrita disse...

quando me apaixono é um péssimo nome. resume muito mal o filme q é muito mais complexo e aborda muitas questões. eu acho a trama muito realista. pouco simplista. belo filme. beijos, pedrita