domingo, 11 de setembro de 2011

Bananas


Bananas (Bananas, EUA, 1971) – Nota 6
Direção – Woody Allen
Elenco – Woody Allen, Louise Lasser. Carlos Montalban, Natividad Abascal, Jacobo Morales, Rene Enriquez.

Fielding Mellish (Woody Allen) odeia seu trabalho de testar novos aparelhos, mas não faz nada para mudar sua vida. Num certo dia a jovem estudante Nancy (Louise Lasser) bate em sua porta pedindo que ele assine um manifesto contra a ditadura no fictício país de São Marcos na América do Sul. Logo eles começam a namorar e planejam viajar para São Marcos com o objetvo de lutar contra o governo, porém Nancy muda de idéia e o abandona. Fielding resolve ir sozinho para país e por acaso se torna uma figura importante na revolução. 

Não é dos melhores filmes de Woody Allen, inclusive o tipo de humor usado aqui envelheceu. A idéia de Allen foi criticar as ditaduras nos países latinos à época, além de mostrar a participação dos EUA que financiaram vários golpes e fecharam os olhos para as atrocidades cometidas por estes ditadores. 

A revolução em São Marcos é claramente baseada na revolução cubana e seu líder em Fidel Castro, com o roteiro mostrando ainda que tantos os ditadores quanto os revolucionários não eram tão diferentes assim. 

Como curiosidade, Sylvester Stallone aparece numa cena dentro do metrô com outro sujeito tentando assaltar o personagem de Woddy Allen.

2 comentários:

Emerson disse...

Concordo que não seja um dos melhores do Allen, ele ainda estava amadurecendo como diretor, mas o filme garante umas boas risadas!!!

Abraço!!!

Hugo disse...

Emerson - Concordo, Woody Allen ainda era quase um iniciante na época.

Abraço