sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Muito Além do Cidadão Kane


Muito Além do Cidadão Kane (Beyond Citizen Kane, Inglaterra, 1993) – Nota 7,5
Direção – Simon Hartog

Este documentário produzido pela BBC de Londres no início dos anos noventa, mostra como ocorreu o crescimento da Rede Globo e todo o poder que Roberto Marinho conquistou através de favores e alianças com a ditadura. 

Tendo sido produzido há quase vinte anos quando o presidente era Fernando Collor e temas como inflação e dívida externa eram pontuais, hoje pode parecer ultrapassado nestas discussões, mas por outro lado apresenta informações importantes sobre todo o poder que o falecido Roberto Marinho acumulou. 

O roteiro passa rapidamente pela chegada da tv no Brasil nos anos cinqüenta, quando ela visava apenas a classe alta (que eram os poucos que podiam ter um aparelho de tv) e segue para os anos sessenta, quando Roberto Marinho que era dono do jornal O Globo, assina um contrato milionário para os padrões brasileiros com o grupo americano Time Life para montar a TV Globo e percebe que apoiando o governo teria privilégios. 

Marinho apoia todos os governos desde Juscelino Kubitschek e faz praticamente uma aliança com a ditadura, utilizando a programação do canal para “entreter” o povo, deixando de lado os absurdos da censura e da opressão contra os direitos humanos na época. Esse favor fez com que o governo liberasse para Marinho a retransmissão de seu canal para o todo Brasil, criando um monopólio de mídia que existe até hoje, mesmo após a morte de Roberto Marinho. 

São mostrados quatro exemplos de manipulação de notícias perpretados pela Globo que podem ser considerados casos que envergonham o jornalismo. Alguns dos entrevistados citam que o poder de Roberto Marinho era maior do que o Cidadão Kane, que por sua vez foi baseado na figura real do americano Charles Foster Kane. 

Não sou jornalista, mas considero um documentário obrigatório para quem deseja seguir esta profissão e ver qual lado escolher, aquele de acordo com a verdade ou jornalismo de manipulação, que infelizmente é comum nos dias de hoje. 

Vale também a curiosidade de ver o ex-Presidente Lula ainda em “estado bruto”, quando não suportava as Organizações Globo, bem diferente do sujeito que se aliou ao sistema e fez acordo de ocasião com corporações e políticos corruptos. 

Finalizando, o documentário foi proibido pela Globo na justiça e nunca foi ao ar na tv brasileira, estando disponível apenas na internet, inclusive no Google, com uma péssima imagem provavelmente gravada de uma fita do canal BBC.

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Pois é, ver Lula aí e depois lembrar que seu primeiro ato como presidente eleito foi sentar na bancada do Jornal Nacional para uma entrevista exclusiva é mesmo estranho, ainda mais vendo a manipulação do debate de 89 que eles fizeram.

O documentário é bem interessante mesmo. Apesar de tendencioso, né? hehe, eles querem provar que a Globo é o bichão Papão nacional.

bjs

KA disse...

Este doc fez história e marcou o nascimento de minha consciência política. Como foi proibido, circulava clandestinamente nas faculdades, era um "evento" assistir. Pra quem cursava jornalismo, então, era obrigatório. Uma referência de que política pode ser pop, hehehe. É interessante como história, pois retrata bem um período. Claro que hoje o contexto é diferente, a manipulação, embora exista - e acho que sempre existirá em todo e qualquer tipo de veículo (mas isto é papo para uma longa discussão rs)- na Globo, ao menos, é mais sutil. Acho que vale conferir para entender algumas coisas. Infelizmente, ele também mostra como a política é um jogo sem mocinhos, pois muitos dos que eram "mocinhos" na época, quando chegaram ao poder, se mostraram iguais ao que combatiam...realmente triste.
ótimo resgate este post
abs!

Hugo disse...

Amanda - O documentário foi feito contra a Rede Globo, mas temos de admitir praticamente tudo mostrado ali é verdade.

Ka - Hoje a manipulação é comum em qualquer veículo de mídia e cada um deve fazer sua análise para ver em que acreditar.

Na realidade, todos estes veículos de mídia, as grandes empresas e os políticos trabalham em benefício próprio apenas.

Bjos