quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Druk - Mais uma Rodada

 


Druk – Mais uma Rodada (Druk, Dinamarca / Suécia / Holanda, 2020) – Nota 8
Direção – Thomas Vinterberg
Elenco – Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Magnus Millang, Las Ranthe, Maria Bonnevie, Helene Reingaard Neumann.

Quatro professores de meia-idade entediados com a vida profissional e pessoal decidem iniciar um inusitado experimento. Manter durante o dia um determinado nível de álcool no organismo, com o objetivo de analisarem suas reações e quem sabe darem uma nova perspectiva em suas vidas. 

Este longa vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro vai além da questão da bebida. O roteiro escrito pelo diretor Thomas Vinterberg em parceria com o também diretor Tobias Lindholm passa uma primeira impressão de que seria uma apologia ao álcool, quando na verdade o desenvolvimento da história se mostra bastante imparcial em relação ao tema. 

Ao mesmo tempo em que algumas sequências mostram a alegria que pode brotar nas pessoas que bebem, por outro lado vemos também as consequências desastrosas na vida de cada um. A proposta implícita do roteiro é mostrar que o ato de beber é uma liberdade individual, sendo assim, também as consequências são de responsabilidade da pessoa que assumiu os riscos. 

O longa não chega a ser tão bom quanto “A Caça” que Vinterbeg dirigiu em 2012 também com Mads Mikkelsen e Thomas Bo Larsen nos papéis principais, mas mesmo assim é um obra que foge do lugar comum e que faz o espectador pensar. 

O grande destaque do elenco fica para Mikkelsen, que “renasce” após começar a beber e que protagoniza uma marcante e simbólica sequência final.

Nenhum comentário: