sábado, 19 de junho de 2021

Os Favoritos de Midas

 


Os Favoritos de Midas (Los Favoritos de Midas, Espanha, 2020) – Nota 7
Direção – Mateo Gil
Elenco – Luis Tosar, Marta Belmonte, Guillermo Toledo, Carlos Blanco, Goize Blanco, Jorge Andreu, Daniel Holguin, Marta Milans.

Victor Genovés (Luis Tosar) é o CEO de uma corporação espanhola que controla várias empresas, entre elas um antigo jornal impresso. 

Ao receber uma carta anônima informando que teria um pequeno tempo para efetuar um pagamento milionário, caso contrário uma pessoas aleatória seria assassinada, Victor ignora. O assassinato ocorre e uma nova carta chega, o forçando a buscar ajuda da polícia, na pele do inspetor Conte (Guillermo Toledo). 

Em paralelo, a jornalista Monica (Marta Belmonte) faz uma reportagem sobre venda de armas da Espanha para rebeldes sírios, aumentando a tensão no país, com grupos protestando com violência contra o governo, principalmente em Madrid. 

Esta minissérie em seis episódios mistura temas como disputa pelo poder empresarial, ética na imprensa, limites da polícia nas investigações e principalmente em como a força invisível dos poderosos manipula a sociedade. 

A história bate na tecla de que a maioria das pessoas defende o correto até um determinado ponto. Quando ela passa a sentir que pode ser prejudicada, tende a modelar sua ética para se salvar. 

Pode ser até que a ideia do diretor e roteirista Mateo Gil tenha um posicionamento ideológico nas entrelinhas, mas a meu ver a crítica vai para os poderosos em geral, independente de sistema político ou ideologia. 

O ponto negativo é a enrolação em algumas passagens. Com um ou até dois episódios a menos o resultado seria ainda melhor.

Nenhum comentário: