quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

The Looming Tower

The Looming Tower (The Looming Tower, EUA, 2018) – Nota 8,5
Direção – Craig Zisk, John Dahl, Ali Selim, Michael Slovis & Alex Gibney
Elenco – Jeff Daniels, Tahar Rahim, Peter Sarsgaard, Wrenn Schmidt, Bill Camp, Michael Stuhlbarg, Alec Baldwin, Louis Cancelmi, Virginia Kull, Ella Rae Peck, Sullivan Jones, Ali Suliman, Annie Parisse, Yul Vazquez, Jennifer Ehle, Tony Curran.

Esta ótima minissérie politica em dez episódios retrata o período de 1998 até 2001, começando com os atentados terroristas contra as embaixadas americanas em Dar es Salaam na Tanzânia e Nairobi no Quênia, finalizando com a queda das Torres Gêmeas em 11 de Setembro de 2001. 

O ponto principal do roteiro é detalhar como a falta de comunicação e principalmente uma disputa política por poder entre a CIA e o FBI deixaram caminho aberto para os terroristas cumprirem suas missões. 

O roteiro claramente coloca a CIA como vilã ao apontar personagens ambiciosos como Martin Schmidt (Peter Sarsgaard) e sua braço-direito Diane Marsh (Wrenn Schmidt) que esconderam informações que seriam cruciais para o FBI, destacados na pele do explosivo diretor John O’Neill (Jeff Daniels) e do agente de origem libanesa Ali Soufan (Tahar Rahim). 

A quantidade de detalhes, pistas e ligações políticas criaram uma complexa rede de informações que não eram compartilhadas, o que transformava a investigação do FBI em algo parecido como procurar um pequeno objeto no escuro. Vale citar como o destino foi irônico com John O’Neill, resultando em um fato que parece mentira. 

Mesmo com algumas sequências de tortura e pressão, não espere ação, a proposta desta minissérie é detalhar os bastidores dos fatos que levaram até a tragédia de 11 de Setembro.

Nenhum comentário: