sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O Rabino e o Pistoleiro, Hanky Panky & O Maior Amante do Mundo


Na semana passada, o cinema perdeu o comediante Gene Wilder, que estava aposentado do cinema há mais de vinte e cinco anos. Com um carreira praticamente toda voltada para comédia, Wilder tem como seu filme mais popular, o divertido "A Dama de Vermelho", grande sucesso de bilheteria nos anos oitenta.

Além deste trabalho, vale destacar as parceiras com Mel Brooks e com Richard Pryor. Com Brooks, Wilder protagonizou três clássicos da comédia: "Primavera Para Hitler", "Banzé no Oeste" e "O Jovem Frankenstein".

Ao lado do grande Richard Pryor, seu melhor filme foi "O Expresso de Chicago" de 1976. Eles ainda trabalharam juntos em "Loucos de Dar Nó", "Cegos, Surdos e Loucos" e "Um Sem Juízo, Outro Sem Razão", estes dois últimos quando Pryor já estava bastante debilitado por causa da esclerose múltipla. 

Por sinal, o próprio Gene Wilder abandonou o cinema após este último trabalho com Pryor. Ele fez ainda alguns filmes para TV e protagonizou uma série antes de se retirar de vez.

Nesta postagem comentou três filmes em que o ator foi protagonista.

O Rabino e o Pistoleiro (The Frisco Kid, EUA, 1979) – Nota 7
Direção – Robert Aldrich
Elenco – Gene Wilder, Harrison Ford, William Smith, Ramon Bieri, George DiCenzo.

Em 1850, o rabino polonês Avram (Gene Wilder) chega a Filadélfia mas não consegue entrar no navio que o levaria para San Francisco. Sem conhecer o país, o ingênuo rabino aceita viajar com os irmãos Diggs (William Smith e George DiCenzo), não imaginando que o sujeitos são ladrões. Após ser abandonado e passar por alguns apuros, Avram termina por se associar a outro pistoleiro, Tommy Lillard (Harrison Ford), que promete levá-lo até seu destino. 

Este divertido western cômico foi o penúltimo trabalho do grande diretor Robert Aldrich, que explora um roteiro repleto de piadas sobre judeus, além da inusitada química entre um então ascendente Harrison Ford e o já famoso Gene Wilder. 

Hanky Pank – Uma Dupla em Apuros (Hanky Panky, EUA, 1982) – Nota 6
Direção – Sidney Poitier
Elenco – Gene Wilder, Gilda Radner, Richard Widmark, Kathleen Quinlan, Robert Prosky, Josef Sommer, Jay O. Sanders.

Estando a trabalho em Nova York, o arquiteto Michael Jordon (Gene Wilder) é surpreendido ao ser abordado em um táxi por uma bela jovem (Kathleen Quinlan), que o entrega um pacote e diz que o encontrará no hotel. Atraído pela garota, ela entra no jogo, mas se arrepende ao reencontrá-la morta no hotel. Suspeito de ser o assassino e perseguido por estranhos que desejam o pacote, a única ajuda que Michael terá será da estranha Kate (Gilda Radner), seu contato de trabalho na cidade. 

A premissa de misturar suspense com comédia é interessante, assim como algumas sequências de correria, o problema é que as risadas são poucas e o desenrolar da história previsível. O filme tem algumas curiosidades. É uma das poucas comédias em que atuou o veterano Richard Widmark. O astro Sidney Poitier dirigiu Gene Wilder e Richard Pryor dois anos antes em outra comédia mediana chamada “Loucas de Dar No”. E este também foi o filme em que Gene Wilder e Gilda Radner se conheceram. Eles se casaram em 1984, mas infelizmente a atriz faleceu muito cedo em 1989.

O Maior Amante do Mundo (The World's Greatest Lover, EUA, 1977) – Nota 5,5
Direção – Gene Wilder
Elenco – Gene Wilder, Carol Kane, Dom DeLuise, Fritz Feld.

Em 1920, Rudy Hickman (Gene Wilder) e sua esposa Annie (Carol Kane) partem de Milwaukee em direção a Hollywood. O objetivo de Rudy é entrar para o cinema. Ele acaba aprovando em teste do produtor Adolph Zitz (Dom DeLuise), que sonha em encontrar um concorrente para o então astro Rudolph Valentino. A situação fica complicada quando a jovem Annie se apaixona pelo verdadeiro Valentino. 

Após vários sucessos nos anos setenta, esta comédia foi o primeiro fracasso do astro Gene Wilder. A tentativa de criar uma comédia de erros explorando os bastidores de Hollywood dos anos vinte rendeu poucas risadas. É um dos trabalhos mais fracos de Wilder. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Lembro muito do lindo e divertido A dama de vermelho.
E A fantástica fábrica de chocolate que meus filhos pequenos assistiram na TV.
Primavera para Hitler não lembro se assisti.
Pode ser que as Tvs de assinatura reprisem os filmes dele, nesta ocasião.

Hugo disse...

Liliane - Ele protagonizou comédias marcantes.