Wormwood (Wormwood, EUA, 2017) – Nota 8
Direção – Errol Morris
Documentário
Elenco – Peter Sarsgaard, Christian Camargo, Molly Parker, Tim Blake Nelson, Scott Shepherd, Bob Babalan, Jimmi Simpson, Michael Chernus, John Doman.
Em 1953, o cientista Frank Olson morreu ao cair da janela de uma hotel em Nova York. Frank trabalhava em projetos secretos do governo americano envolvendo a CIA e o exército.
A versão oficial considerava suicídio, porém em 1975, documentos sigilosos da CIA vieram à tona levando a família de Frank, principalmente seu filho mais velho Eric Olson a acreditar que a verdade sobre a morte do pai tinha sido acobertada.
Esta história real é contada aqui em seis episódios pelo famoso documentarista Errol Morris, que utiliza duas narrativas paralelas repletas de idas e vindas.
Uma narrativa tem formato de documentário em que uma longa entrevista com Eric Olson detalha aos poucos o caso, a forma como sua família foi manipulada e principalmente como sua própria vida foi dominada pela obsessão em descobrir a verdade sobre a morte do pai.
Os fatos e a versão contada por Eric são encenadas pelo elenco encabeçado por Peter Sasgaard, que interpreta o atormentado Frank Olson.
É uma destas histórias reais intrigantes em que a verdade total dificilmente será conhecida pelo público, mesmo com a obra deixando claro que algumas pessoas sabem exatamente o que aconteceu.
Como informação, o Wormwood do título se refere a uma citação bíblica em que a palavra representa amargura ou sofrimento que uma pessoa carrega por toda a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário