quinta-feira, 13 de junho de 2024

Braddock, o Ajuste de Contas & O Homem do Presidente

 


Braddock: O Super Comando (Missing in Action, EUA, 1984) – Nota 6,5
Direção – Joseph Zito
Elenco – Chuck Norris, M. Emmet Walsh, James Hong, David Tress, Lenore Kasdorf.

Dez anos após ter escapado de um campo de prisioneiros no Vietnã, o coronel James Braddock (Chuck Norris) decide voltar ao país em uma missão para resgatar soldados americanos que foram abandonados pelo governo ao final da guerra. 

Esta sinopse explica praticamente tudo. É um filme produzido pela Cannon no rastro do sucesso de “Rambo: Programado para Matar” e com a curiosidade de explorar uma história muito parecida com “Rambo II: A Missão” que seria lançado no ano seguinte. É a clássica premissa dos filmes de ação dos anos oitenta do exército de um homem só enfrentando um batalhão de inimigos.

Braddock 2: O Início da Missão (Missing in Action 2: The Beginning, EUA, 1985) – Nota 6
Direção – Lance Hool
Elenco – Chuck Norris, Soon Tek Oh, Steven Williams, Professor Toru Tanaka.

Esta sequência que foi filmada logo em seguida ao sucesso do filme original é na verdade um prequel produzido em uma época em que sequer existia esse termo. A história volta para a Guerra do Vietnã no início dos anos setenta quando o coronel James Braddock (Chuck Norris) é capturado e levado para um campo de prisioneiros, até liderar uma fuga pela selva. As sequências de ação são no estilo raiz, com figurantes voando em explosões e muita porradaria ao estilo de Chuck Norris.

Braddock 3: O Resgate (Braddock: Missing in Action III, EUA, 1988) – Nota 5
Direção – Aaron Norris
Elenco – Chuck Norris, Aki Aleong, Roland Harrah III, Miki Kin.

Tentando levar uma vida normal, o coronel James Braddock (Chuck Norris) é surpreendido ao receber a informação de que sua esposa vietnamita que ela acreditava ter morrido na guerra, pode estar viva. Ele inicia uma nova missão em direção ao Vietnã para descobrir a verdade. 

Este terceiro longa foi filmado nas Filipinas quando a produtora Cannon já estava em crise financeira após diversos fracassos de bilheteria. Como Norris era contratado e tinha protagonizado os maiores sucessos da Cannon, eles tentaram reativar a franquia, mas fracassaram. O filme ainda tem bastante sequências de ação, porém mais fracas que os filmes anteriores, além de um roteiro reciclado.

O Ajuste de Contas (An Eye for an Eye, EUA, 1981) – Nota 6
Direção – Steve Carver
Elenco – Chuck Norris, Christopher Lee, Richard Roundtree, Mako, Maggie Cooper, Matt Clark, Rosalind Chao, Professor Toru Tanaka, Stuart Pankin, Terry Kiser.

Sean Kane (Chuck Norris) é um ex-policial de San Francisco que busca uma incessante vingança contra a Máfia Chinesa após seu ex-parceiro ser assassinado. Esqueça o roteiro repleto de clichês, um Chuck Norris sem barba e bigode e divirta-se com as diversas sequências de lutas, com destaque para o clímax contra o sinistro Professor Toru Tanaka. Para quem não conhece, este havaiano gigante de descendências japonesa foi um dos vilões marcantes em filmes como “The Running Man – O Sobrevivente” e “3 Ninjas”, sempre usando um estranho sapato plataforma.

O Homem do Presidente (The President's Man, EUA, 2000) – Nota 5
Direção – Eric Norris & Michael Preece
Elenco – Chuck Norris, Dylan Neal, Jennifer Tung, Soon Tek Oh, Ralph Waite, Stuart Whitman, Jonathan Nichols Navarro.

Joshua McCord (Chuck Norris) é um veterano agente do serviço secreto americano que após resgatar a Primeira-Dama que fora sequestrada por terroristas, fica encarregado de treinar um oficial (Dylan Neal) para ser seu sucessor. 

Esta produção para tv desperdiça o tema do sequestro que é resolvido rapidamente, para focar em sequências bobas de treinamento entre tutor durão e aluno rebelde, até voltar para a ação na parte final de uma forma bastante burocrática.

O Homem do Presidente II (The President's Man: A Line in the Sand, EUA, 2002) – Nota 4,5
Direção – Eric Norris
Elenco – Chuck Norris, Judson Mills, Jennifer Tung, Robert Urich, Roxanne Hart, Philip Casnoff

Nesta sequência, o agente do serviço secreto Joshua McCord (Chuck Norris) inicia a caçada a um terrorista que planeja detonar um artefato nuclear. Esta sequência também produzida para a tv é ainda mais fraca que o primeiro filme. 

Mesmo mostrando boa forma para as poucas cenas de ação aos sessenta e dois anos que tinha na época, Chuck Norris não consegue salvar o filme que sofre também por causa do roteiro genérico. Além disso, o seu parceiro que no filme anterior era interpretado por Dyan Neal, aqui é vivido pelo inexpressivo Judson Mills, que ajuda a piorar ainda mais.

Nenhum comentário: