quarta-feira, 5 de junho de 2024

The Keepers

 


The Keepers (The Keepers, EUA, 2017) – Nota 8
Direção – Ryan White
Documentário

Em 1969, uma jovem freira chamada Catherine Cesnik é sequestrada e assassinada em Baltimore. O caso é arquivado sem solução. Em 1992, uma mulher de meia-idade decide denunciar os abusos que sofreu na mesma escola católica em que Catherine era professora. O acusado é um padre, que teria inclusive parceiros que participavam dos abusos. A denúncia da mulher leva a crer que o assassinato da freira poderia estar ligado aos abusos cometidos no colégio. 

Esta minissérie documental em sete episódios detalha uma terrível história de crimes em que os culpados jamais foram punidos e alguns deles sequer identificados. Os depoimentos das mulheres que foram abusadas quando eram adolescentes são dolorosos e mostram como suas vidas ficaram marcadas e algumas até destruídas. 

O diretor Ryan White entrevista um grande número de pessoas envolvidas, como as duas hoje senhoras que foram alunas da freira, mas que mesmo não sofrendo abuso decidiram iniciar uma investigação paralela para tentar chegar ao culpado. 

Temos jornalistas, policiais aposentados e familiares das vítimas que a cada depoimento deixam claro que o padre abusador tinha amigos influentes na polícia, foi acobertado pela arquidiocese da cidade que dificultou as investigações e até pela promotoria pública. 

A entrevista da ex-promotora da cidade nos anos noventa é patética. Destilando arrogância, ela dá respostas vazias sobre o porquê do padre não ter sido levado a julgamento e as investigações encerradas. 

É uma história que mostra como o corporativismo é algo terrível, que muitas vezes faz o envolvidos acobertarem até mesmo crimes para manter o nome da organização intacto.

Nenhum comentário: