Portões do Céu (Gates of Heaven, EUA, 1978) – Nota 7
Direção – Errol Morris
Documentário
Em 1978, o então desconhecido Errol Morris juntou dinheiro com parentes e amigos para produzir seu primeiro documentário. O tema inusitado para a época era sobre um sujeito que tentou construir um cemitério para animais na Los Angeles dos anos setenta, porém enfrentou diversos obstáculos, inclusive uma empresa que utilizava animais mortos para produção sabe-se-lá do que.
O documentário se tornou cult e abriu as portas para Morris fazer uma sólida carreira. Visto hoje, o documentário é até um pouco frio por mostrar diversas entrevistas de pessoas que perderam pets, porém sem demonstrar grande emoção. A ideia do cemitério de animais e a relação entre donos e pets na época não era tão forte como nos dias atuais, quando os animais se tornaram parte das famílias.
Um ponto interessante nos docs de Morris é não existir narração. Ele utiliza os depoimentos como autoexplicativos para a história que deseja contar ou o tema que está sendo abordado. Este doc hoje vale mais como curiosidade para quem acompanha os trabalhos do diretor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário