A Morte do Sr. Lazarescu (Moartea Domnului Lazarescu, Romênia, 2005) – Nota 8
Direção – Cristi Puiu
Elenco – Ion Fiscoteanu, Luminita Gheorghiu, Doru Ana.
Em um sábado na periferia de Buscareste, capital da Romênia, o viúvo Lazarescu (Ion Fiscoteanu) sofre com dores no estômago e na cabeça. Enquanto espera uma ambulância em seu pequeno apartamento, ele tem o auxílio de um casal de vizinhos. Quando chega o socorro, se inicia uma saga do idoso por vários hospitais da cidade em busca de atendimento.
O diretor Cristi Puiu é conhecido por dramas que focam em personagens comuns em meio a problemas ordinários. São sempre filmes com longa duração, sequências lentas e diálogos simples, como o ótimo “Sieranevada” em que o contexto era a reunião de uma família.
Aqui o roteiro de Puiu começa explorando a solidão da terceira idade, para em seguida fazer uma crítica ao sistema de saúde romeno, que por sinal lembra muito o que acontece nos hospitais públicos por aqui.
Médicos arrogantes, residentes e enfermeiras sem comprometimento, falta de estrutura, hospitais lotados e burocracia, tudo isso embalado numa total falta respeito com o paciente, que é tratado como um objeto levado de um canto para o outro enquanto seu estado de saúde piora.
A solidariedade existe na paramédica vivida por Luminita Gheorghiu que o acompanha durante a saga e em alguns poucos personagens que auxiliam em momentos específicos.
É um filme que se mostra ainda mais triste para quem vive em países com uma saúde publica tão deteriorada quanto a mostrada aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário