terça-feira, 11 de junho de 2024

O Silêncio da Vingança

 

 
O Silêncio da Vingança (Silent Night, EUA, 2023) – Nota 6
Direção – John Woo
Elenco – Joel Kinnaman, Catalina Sandino Moreno, Scott Mescudi, Harold Torres.

Na sequência inicial, um sujeito (Joel Kinnaman) persegue uma gangue pelas ruas de Los Angeles, toma dois tiros, sendo um na garganta. Ele consegue sobreviver, mas perde a capacidade de falar. Enquanto vamos entendendo o que aconteceu, ele planeja sua vingança. 

Nos anos oitenta em Hong Kong e nos noventa em Hollywood, o diretor John Woo foi um dos grandes nomes do cinema de ação. Nos últimos vinte anos ele retornou para Hong Kong, fez alguns longas interessantes, mas sem o mesmo sucesso. 

Nesta volta ao cinema americano, ele retoma o estilo com sequências em câmera lenta, melodrama e muita violência. Os pontos positivos são as sequências de ação e a escolha de utilizar pouquíssimos diálogos, já que o protagonista passa quase todo o filme sem falar nada. 

Por outro lado, a narrativa perde pelo menos uns quarenta minutos focando na recuperação e no sofrimento do protagonista. O roteiro também não é dos melhores. Basicamente é um filme para o cinéfilo que gosta de ação, sem se preocupar com falhas e exageros.

Nenhum comentário: