Dr. Morte (Mr. Death: The Rise and Fall of Fred A. Leuchter, Jr., EUA / Inglaterra, 1999) – Nota 7,5
Direção – Errol Morris
Documentário
Em meados dos anos oitenta, o engenheiro Fred A. Leuchter Jr. desenvolvia versões modernas da cadeira elétrica, da câmara de gás e de uma máquina de injeção letal para serem utilizadas em prisões de Estados Americanos que tinham em vigor a pena de morte para criminosos.
O seu conhecimento o levou a ser convidado a participar como especialista no julgamento de um líder de grupo que acreditava que o Holocausto não existiu. O trabalho de Leuchter era analisar as câmaras de gás nos campos de concentração na Polônia. A conclusão do estudo transformou sua vida em um inferno.
Este documentário dirigido pelo especialista Errol Morris vai além do tema absurdo da negação do Holocausto, para focar em um personagem complexo. A impressão sobre Leuchter é de um sujeito solitário e inapto para a convivência social que se baseou em uma pesquisa científica incorreta para ter um reconhecimento de seu trabalho, mas que ao invés disso teve sua vida destruída.
É interessante também perceber que a terrível “cultura do cancelamento” que hoje ocorre diariamente pelas redes sociais, já existia em outros formatos atingindo pessoas que emitiam opiniões que um determinado grupo considerava ofensiva.
É claro que Leuchter defendeu algo completamente errado, mas também fica uma questão a analisar. Se alguém com péssimas ideias merece ser excluído da sociedade, mesmo não tendo atingindo ou prejudicado pessoa alguma. Finalizando, não existe informações se Leuchter ainda está vivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário