terça-feira, 15 de agosto de 2023

Breaker Morant

 


Breaker Morant ('Breaker' Morant, Austrália, 1980) – Nota 7,5
Direção – Bruce Beresford
Elenco - Edward Woodward, Jack Thompson, Bryan Brown, John Waters, Charles “Bud” Tingwell, Chirs Haywood, Terence Donovan, Lewis Fitz-Gerald.

África do Sul, 1901. Durante a guerra do império britânico contra os Boêres, os sul-africanos de origem holandesa, dois oficiais australianos (Edward Woodward e Bryan Brown) e um soldado (Lewis Fitz-Gerald) são levados a corte marcial acusados de matarem seis prisioneiros e um missionário alemão. 

Baseado em história real, este longa detalha um caso semelhante a vários outros ocorridos em locais e épocas diferentes em que os representantes do Estado escolheram punir subalternos de forma injusta por uma questão política. 

O julgamento coloca na mesa a discussão de até que ponto soldados devem ser punidos por matar inimigos, já que esta era a missão deles. O julgamento de cartas marcadas é outro ponto que se repete por toda a história da humanidade. Quem tem poder e influência muitas vezes cria pequenos teatros para validar uma mentira ou algo ilegal. 

Este é um dos melhores trabalhos do diretor australiano Bruce Beresford, que seguiria carreira em Hollywood comandando obras como “Conduzindo Miss Daisy” e “E Estrelando Pancho Villa”, além do grandioso fracasso dos anos oitenta “Rei Davi”.

Um comentário:

Sintra blogue disse...

https://sintrabloguecintia.blogspot.com/

blogwalking!