segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Um Assaltante Bem Trapalhão, Zelig & Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar

 


Um Assaltante Bem Trapalhão (Take the Money and Run, EUA, 1969) - Nota 7
Direção – Woody Allen
Elenco – Woody Allen, Janet Margolin, James Anderson, Louise Lasser.

Virgil Starkwell (Woody Allen) é um assaltante de bancos fracassado que tem sua vida contada em um falso documentário que mostra as diversas vezes em que foi preso, até se apaixonar por Louise (Jane Margolin) e assim tentar mudar de vida. 

Allen utiliza o estilo do falso documentário que praticamente não existia na época transformando uma história simples em uma divertida e também absurda saga de um personagem patético. O filme se tornou o primeiro sucesso na carreira de Allen, que repetiu o estilo em “Zelig” de 1983.

Zelig (Zelig, EUA, 1983) – Nota 7
Direção – Woody Allen
Elenco – Woody Allen, Mia Farrow.

No anos vinte e trinta, Leonard Zelig (Woody Allen) tem a capacidade de se adaptar a todos os tipos de situações, se misturando entre personalidades da época e assim se transformando em celebridade e também em motivo de estudo pela doutora Fletcher (Mia Farrow). 

Este longa filmado em preto e branco utilizando imagens reais antigas para inserir o protagonista em contato com famosos é um falso documentário produzido em uma época em que o estilo ainda era incomum. Não é um filme para todo o público. Agrada aos fãs de Allen e aqueles que tem curiosidade por história para entender o contexto das “participações” ao lado do protagonista.

Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar (Everything You Always Wanted to Know About Sex * But Were Afraid to Ask, EUA, 1972) – Nota 6,5
Direção – Woody Allen
Elenco – Woody Allen, Gene Wilder, John Carradine, Lou Jacobi, Louise Lasser, Anthony Quayle, Tony Randall, Lynn Redgrave, Burt Reynolds.

Para contar seis histórias curtas focando em temas sexuais, o que na época por si só já era um enorme tabu, Woody Allen utilizou como base o livro do doutor em sexualidade David Reuben, que assina o roteiro em parceria. 

Como é normal nos filmes em episódios, o resultado é irregular. A história do personagem de Gene Wilder com a ovelha é engraçada por ser bizarra, o que não acontece na em que John Carradine é um cientista que desenvolve um seio enorme. O episódio em que Allen e Burt Reynolds são espermatozoides é criativa. É um filme razoável que hoje com certeza não sairia do papel ou Woody Allen seria detonado pelo politicamente correto.

Nenhum comentário: