quarta-feira, 9 de agosto de 2023

O Homem que Não Vendeu Sua Alma

 


O Homem que Não Vendeu Sua Alma (A Man for All Seasons, Inglaterra, 1966) – Nota 7,5
Direção – Fred Zinnemann
Elenco – Paul Scofield, Wendy Hiller, Robert Shaw, Leo McKern, Orson Welles, John Hurt, Susannah York, Nigel Davenport, Corin Redgrave, Colin Blakely, Vanessa Redgrave.

Baseado em uma peça teatral de Robert Bolt, que também escreveu o roteiro, este longa detalha os bastidores da disputa entre o Rei Henrique VIII (Robert Shaw) e Sir Thomas More ou Thomas Morus (Paul Scofield) que se negou a aceitar o monarca como chefe de Igreja Anglicana que ele mesmo criou para se divorciar de Catarina de Aragão e se casar com Ana Bolena. 

Thomas More acreditava nas leis, regras e tradições da Igreja Católica e como não aceitou se curvar ao rei na nova Igreja, terminou condenado a morte por traição. Além de extremamente rico em detalhes, o longa tem ótimos diálogos, atuações convincentes do elenco recheado de grandes nomes britânicos e uma caprichada reconstituição de época. 

A história de Thomas More é um exemplo de integridade, de alguém que não aceitou abandonar seus princípios para fazer política ou mesmo para salvar sua vida.

Nenhum comentário: