Assassinato num Dia de Sol (Evil Under the Sun, Inglaterra, 1982) – Nota 6,5
Direção – Guy Hamilton
Elenco – Peter Ustinov, Maggie Smith, James Mason, Colin Blaklely, Jane Birkin, Nicholas Clay, Roddy McDowall, Sylvia Miles, Denis Quilley, Diana Rigg, Emily Hone.
De férias em um hotel de luxo numa ilha do Mediterrâneo, o inspetor belga Hercule Poirot (Peter Ustinov) é obrigado a trabalhar quando o corpo de uma atriz é encontrado na praia. Como é comum nas obras da escritora Agatha Christie, são diversos personagens suspeitos do crime, cada um deles com motivo próprio.
A narrativa segue o mesmo formato das várias adaptações dos livros da escritora, com a primeira parte focando na apresentação dos personagens e suas relações, para na segunda deixar o inspetor investigar chegando até o sequência final em que ele explica ponto a ponto sua teoria para mostrar quem é o culpado.
O filme deixa um pouco a desejar por causa dos personagens que exageram na afetação, sendo quase caricaturas da classe alta britânica de quando se passa o filme. O destaque do elenco fica para o sempre competente Peter Ustinov, que já havia vivido o personagem em “Morte Sobre o Nilo” e voltaria em outros quatro longas para a tv inglesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário